PUB

Cultura

Projecto Fashion Matters implementado em Monte Trigo

A comunidade de Monte Trigo, interior de Porto Novo, Santo Antão, recebeu, na quinta-feira, 13, a apresentação pública do projecto Fashion Matters, desenvolvido pela designer Stephanie Silva. Para além de formar mulheres da comunidade, a designer quer criar vínculos profissionais com a comunidade, através da sua marca de moda e design, Climax.

A apresentação do projecto aconteceu após uma acção de formação intensiva em técnicas de costura e confecção de peças de vestuário e acessórios, que beneficiou mulheres da comunidade de Monte Trigo, tendo em vista o seu empoderamento e autonomia.

“Fashion Matters”, segundo Stephanie Silva, é um projeto desenvolvido pensando no resgate de costumes, tradições e profissões antigas, que une o design e a costura, para criar novas oportunidades para as mulheres nas várias comunidades do país, mas também projetando essas comunidades a nível nacional e internacional.

Resgatar as tradições 

“O projeto resgata as tradições, culturas e profissões, como é o caso das costureiras, rendeiras e modistas, mas é, também, uma forma de dar voz a essas mulheres e criar elos inter-geracionais entre as próprias comunidades”, refere a designer.

Desde a primeira fase, realizada em Salamansa, São Vicente, o “Fashion Matters” vem ministrando formações de costura, com o objetivo de ligar essas mulheres através da prestação de serviços à empresa Climax_Moda i Design.

Projecto descentralizado 

O projeto já passou pelas comunidades de Salamansa, em São Vicente, e de Stanxa, na Ribeira Brava, São Nicolau.

Desta feita a formação foi ministrada, em forma de residência, que decorreu entre 22 de Maio a 12 de Junho.

“Fashion Matters” é apoiado pelo DIVERSIDADE, no âmbito do PROCULTURA PALOP-TL, numa ação financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, I.P., em parceria com a EUNIC – Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia.

A sua materialização contou ainda com o apoio da NOBAI e do Ministério da Cultural e Indústrias Criativas.

Sobre Stephanie Silva

Stephanie Silva é licenciada em Design de Comunicação e Equipamento no Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura (M_EIA), em Mindelo, Ilha de São Vicente, onde exerce a actividade como designer desde 2015.

No currículo, constam participações em eventos internacionais, como feiras de Design, arte e artesanato em países como a China, Angola e Índia, assim como exposições dentro e fora do país, resultado da sua participação em residências artísticas.

Recentemente lançou o seu primeiro livro de pintura para adultos. É uma das representantes da Fashion Revolution Cabo Verde e criadora da marca Climax _ moda i design que tem como objetivo principal revolucionar a moda cabo-verdiana.

PUB

PUB

PUB

To Top