Entre 17 a 24 de Junho vai estar em São Nicolau uma missão médica do Ministério da Saúde (MS), no âmbito de um programa nacional de deslocação de médicos especialistas dos hospitais centrais para os hospitais regionais e as delegacias de saúde, em todas as ilhas.
O objectivo é diminuir as evacuações internas, aumentar o acesso às consultas de especialidades nas ilhas e contribuir para redução dos custos sociais associados às evacuações inter-ilhas.
Depois da Ilha do Fogo, que já recebeu duas missões de deslocação de especialistas nacionais, desta vez, será a ilha de São Nicolau a ser contemplada.
Consultas e cirurgias
Na agenda, segundo o MS, estão consultas e cirurgias com nove especialistas de diferentes áreas, entre as quais oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, optometria, estomatologia e nutrição.
“A relevância desta missão é indubitável, considerando a limitação de recursos médicos especializados na ilha e a crescente demanda por cuidados de saúde de qualidade”, sublinha a mesma fonte, segundo a qual estará presente uma equipa cirúrgica do Hospital Dr. Agostinho Neto e um estomatologista da Direção Nacional da Saúde
Instalação de consultório
Durante esta missão, a equipa fará a montagem de um consultório de oftalmologia na Delegacia de Saúde de Ribeira Brava, com equipamentos especializados, fruto de uma doação de uma missão religiosa americana “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, que visa suprir uma demanda crucial no acesso a cuidados oftalmológicos na ilha.