PUB

Colunistas

Toponímia: Diz-ku-bri

Por: Carlos Carvalho

Mosinhus,

N’diskubri, finalmente, má n’mora, imaginem, numa rua.

Sim!!

Moro numa rua onde só mora gente xiki, pezód i concentrod, sima Cintila!! 

Gent pezód… que não eu!!

Na nha rua, moram CLP, catedráticos, reitores, dotoris, di tudu tipu, inginherus, pursoris, inprezarius, “dipurtadus”… kés di nós Assembleia.

Na nha rua morava Nha Vizinhu, Omi-mas-rico-di-no-tapadinha, txakoteru famadu, fladu só Nhu Olavo k ta pasaba él na dnheru, pabia dnheru di Nhu Olavo ká ta kaba nunca mas, nen k lumi!! É ka mi k fla… Él k fla, nós tuuuuuudu nu obi!!!

Na nha rua, morava até um ex-Premier, hoje PR!!

Pois, moro numa rua só di guentis k pódi!!

Moro nessa rua há já uns 20 e tal anos… quase 30. Porém, só hoje descobri que moro numa rua com nome, sem nome!! Stranhu!!??? Não!!

Moro numa rua que tem nome… má k ká ten nomi!!

Largo Europa

Lembram-se do Largo Europa??

Não!! 

Não se lembram de certeza.

É aquele famoso Largo, que não tem nome, onde seu mais famoso morador é Zézé di Nha Reinalda, Largo que alberga a nossa Wall Street, Bancos, Bolsa de Valores, Grandes empresas k nos roubam, não vou dizer os nomes, sabem de kéns estou falando… clinicas, super i mini-mercados, cafés, dentre estes o mais famoso é de nosso patrício Nhu Eugéniu.

Ah, não!!

Desculpem!!

Não é o Zézé o mais famoso morador da rua…aliás… Largo!!

Não é o Zézé…

É um senhor de nome… Ghandi!!

Todos conhecem o Ghandi, aquele homenzinhu, rosto gaiato, di oculus, rei di speeeeertu.

Pois, alguém sabiiiiiidu rizolveu “morar” Ghandi… na Largo Europa!!

Paxenxa!!

Logo Ghandi k sóta maior putensia de Europa… do antigamente!!

Pois!!

Esse alguém sabidu pôs Ghandi morar na Kauberdi…lá… na Europa.

Na verdade, ninguém sabe se é mesmo o indiano que lá foi… vergonhosamente posto… a morar. É que o Dono da proeza não se deu conta de que se esqueceu de pôr óculos na rostu di indianu. Ora, os óculos são a imagem de marca do ilustre indiano, cidadão do mundo. 

Tanbi…no pedestal onde és pol… és skesi di pó sé nomi… él é kenha…pundi k é nasci.. .k dia k é nasci…k dia k Omi mori, etc., etc.

Pela Madrugada, diria meu amigo Ima!!!

Dos que moram no Largo, ninguém sabe pamodi k rua, aliás, Largo se chama…Europa!!    

Pois.

O Largo Europa, como minha rua, não tem nome, tendo nome!!!

Minha rua…Tem nome

Hoje, soube que minha rua afinal também tem nome!! 

Como soube??

Do meu castelo, vi uma carrinha estacionada. Nela estava colada-pintada uma publicidade de uma Mercearia-di-Bairro que fica mesmo pegada a casa de meu ex-Vizinho, kél k dinheru ká ta kaba, kuaaaaaazi frenti di nha casa. Nessa carrinha estava que a Mercearia-di-Bairro…ficava na Rua… Espanha!!!

Foi assim que fiquei a saber que moro numa Rua, que se chama… Espanha!!!

E a pergunta é: Porquê a Rua se chamar… Espanha!!??

Pus-me a pensar.

Bom, só podia ser porque nela se situa Embaixada… de um país europeu… Espanha.

Igual ao Largo da Europa, onde se situava a Representação da União Europeia, talvez dai o nome, mas k já lá não existe!!?? 

E se a Embaixada mudar de “situamentu”!!!??

Mas, também pode ser que a Rua se chama de Espanha porque naquela Rua mora um Senhor, Cidadão de Honra desse país que nela tem Embaixada.

Sim!! 

Naquela rua mora um cidadão nacional-berdianu, que certo é ser o único titulado-medalhado-honorado… com a “emenda” Afonso X, El Sábio, pelas próprias mãos de Su Majestade, El-Rei D. Juan Carlos.

Sim, na rua mora esse “ilustre” “emendado-cidadão”… sem ele saber se merecia ou não tão elevada honorabilidade.

Quando deram a honraria-emenda, disseram ao cidadão que a justificativa da atribuição da “emenda” foi pelo seu papel na caminhada que levou a velha cidade… Cidade Velha, ao estatuto de Património Mundial.

Pois.

Hoje, parece que todos se esqueceram deste simples facto que valeu a esse cidadão tal honra, já que, hoje, apareceram novos heróis-do-mar…que foram transformados em verdadeiros heróis, desta nossa pátria amada, com direitos a honrarias e outras “rias”… heróis-do-mar que nem uma pedra puseram na caminhada da Cidade rumo a tal estatuto.

E o povo da Velha Cidade sabe tuuuuuuudu!!

O povo da Velha Cidade, k ká tem mimoria kurtu, sabi, dreeeeeeetu, quem é quem na sés Cidadi!!!

CC, termine teu trabalho de contar a verdadeira história: “Das Ruinas a Património Mundial”… para que todo o mundo saiba o papel de uns e de outros… na caminhada que durou dezenas de anos, com muitos protagonistas… Daniel, Jorge, Iva, Vera… entre muitos, hoje, quase totalmente esquecidos.

Daniel Segura – O arquitecto da cidade

A mesma honraria foi atribuída, na mesma altura, ao arquitecto com quem o cidadão-nacional carregou a Cidade até ao estatuto de PM. Trata-se de um espanhol de nome Daniel Segura, que chegou a Cabo Verde nos finais de 90, quando quase todos os monumentos da Velha Cidade se encontravam em ruinas, tendo nas ilhas ficado até o ano da celebração da Cidade-PM, 2009.

Só para refrescar a memória dos esquecidos.

Foi com o apoio do Reino de Espanha que foram reabilitados os principais monumentos da Cidade: Fortaleza, Convento, Igreja do Rosário, o Largo do Pelourinho; a construção da pequena mas magnífica Pousada de S. Pedro…onde descansou a Rainha de Espanha…quando nos visitou, hoje, a Pousada está quase votada ao abandono; boa parte do grande Bairro de S. Sebastião; o grande murro de protecção que vem salvando a Cidade de grandes inundações, entre outras cirúrgicas intervenções. 

E foi o arq. Daniel Segura quem dirigiu todas as obras, algumas com projectos desenhados ou aconselhados pelo também arquitecto de renome mundial, o português Siza Vieira, este trazido pelas mãos do também arquitecto e Ministro, A.J. Delgado, aliás, um dos melhores Ministros da Cultura de Cabo Verde.

Com todas estas ilustres figuras, o “ilustre” cidadão, que mora na rua Espanha, teve o prazer de trabalhar em momentos diferenciados…enquanto técnico e enquanto dirigente.    

Talvez por isso deram o nome de Rua de Espanha.   

Qu nome para a rua

Pois.

A Rua bem podia se chamar… no futuro…

José Maria Neves

Manuel Faustino

Brás Andrade

Gabriel Fernandes

Ministro tal…

Rua Dipurtadu Tal…

Rua Sicrano…

Rua Beltrana…

Mas, Rua de Espanha!!!??

Não pode passar pela cabeça de um comum-normal Presidente de Câmara.

Rua de los burros 

Sobre a toponímia, Segura-espanhol k era “un bon vivant”, i anedoteru, contava esta anegdota:

Uma rua de uma grande província de Espanha…onde moravam só ilustres figuras…como esta nossa Rua de Espanha, estas figuras, um dia, se rebelaram… sima Lura… porque a rua se chamava Rua… de Burros. 

Xatiadus si, com tamanha desconsideração, foram ter com as autoridades exigindo a mudança do nome.

Não podem pessoas tão ilustres morar numa Rua de Burros.

Não é que conseguiram!!!

A Rua passou a denominar-se de… Rua Afonso X… El Sabio… o mesmo da condecoração!!

E…pá manti nomi antigu, conhecida por todos, baixo da nova nomenclatura, aparece, “Antes de Burros”.

Significa que a Rua passou a designar-se:

Rua Afonso X – El Sabio

Antes: De Burros!!

Problema resolvido.

Para que Francisco Carvalho e nossos autarcas aprendam um pouco a lição de como se resolve problemas bicudos como os que encontraram seus colegas espanhóis.

É que a nossa capital está prenhe de Ruas com nomes que não dizem nada a maioria da actual população das ilhas…e assim vão continuar até que morram todos os que se lembram, lembravam que essas Ruas se chamavam de Sá, Pinto, Djuzé, Valadares, etc., etc. 

Voltando à nossa tapadinha… e à minha rua… Rua de Espanha.

Terminando

Esqueci de vos dizer que a Rua Espanha fica quase costa-à-costa com a Rua “Entre-os-Rios” de que vos falei dja dura!!!

Estou certo, porém, de que nem o FC, actual PCMP, nem o seu antecessor, Óscar, nem mesmo o Grande UCS sabe que há uma rua com esse estranho nome… Entre-os-Rios, numa terra que nem ribeiro dretu tem; nenhum desses senhores também sabe que existe uma Rua que alguém deu o nome de…Espanha!!!

Se, de facto, minha rua se chamar… Rua de Espanha!!!

Tudo o aqui escrito…

Dá que pensar!!!  

05/09/23.

NB: Tive a preocupação de ir (re)verificar onde se pode ler/ver Rua de Espanha… na minha rua.Não encontrei. Paxenxa!!! Mas fiquei com a ideia de ter visto, há muito, fuliadu nalgum lugar… qualquer coisa com o verdadeiro nome da Rua. Custa assim tanto, pôr nome numa placa, colocar numa parede qualquer… e inaugurar a Rua Fulano de Tal, com pompa e circunstância!!!?? E… ganhar votos!!!?? 

PUB

PUB

PUB

To Top