Fruto da cooperação Cabo Verde – Ilhas Canárias, um grupo de 184 profissionais da saúde, entre médicos e enfermeiros de todas as estruturas de saúde do país, vão receber uma formação especializada em imobilização e transporte de doentes. O país também recebeu uma ambulância, para o reforço da capacidade de resposta.
Para o Ministério da saúde, trata-se de um significativo avanço no fortalecimento dos serviços de emergência em Cabo Verde, fruto de uma importante colaboração com as Ilhas Canárias.
A formação decorrerá durante três semanas, em formato online, de 17 de Junho a 09 de Julho do ano em curso, e contará com a participação de 184 profissionais de saúde, entre os quais 53 médicos e 131 enfermeiros, provenientes de todas as estruturas de saúde do país.
“Estas iniciativas reflectem um compromisso conjunto e sólido na salvaguarda de vidas e no fortalecimento dos serviços de emergência em Cabo Verde. A ambulância disponibilizada permitirá um reforço substancial na resposta a emergências, enquanto a formação dotará os profissionais de saúde cabo-verdianos das competências essenciais para assegurar um transporte seguro e eficiente de pacientes”, refere o Ministério da Saúde.
A abertura do 1º Curso de Mobilização de Doentes terá lugar na segunda-feira, 17 de Junho, pelas 14h30, na sala de Telemedicina do Hospital Universitário Agostinho Neto e será presidida pela directora Nacional da Saúde, Ângela Gomes.