O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves foi recebido hoje, 14, em audiência, pelo Papa Francisco, no o Palácio Apostólico Vaticano, na Itália.Posteriormente, José Maria Neves se reuniu com o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado de Sua Santidade, acompanhado do Monsenhor Paul Richard Gallagher, Secretário para Relações com os Estados e as Organizações Internacionais. O Presidente da República fez-se acompanhar pela Primeira-Dama, Débora Katiza Carvalho.
Durante os colóquios cordiais, na Secretaria de Estado, foram destacadas as boas relações entre a Santa Sé e Cabo Verde e centrados alguns aspetos da situação social e económica do país, bem como a aplicação do Acordo bilateral ratificado em 2014.
Segundo um comunicado de imprensa da Santa Sé, houve, durante o encontro, uma troca de opiniões sobre a atualidade internacional, com particular referência aos problemas de segurança, aos conflitos em curso no mundo, aos fenómenos migratórios e ao tráfico de seres humanos.
“Visita luminosa para Cabo Verde e África”
Depois da audiência com o Sumo Pontífice, José Maria Neves concedeu uma entrevista à Rádio Vaticano do significado, para si, pessoalmente, dessa audiência e definiu-a como “uma visita muito luminosa”, importante para Cabo Verde e para África.
Ainda durante a entrevista o Chefe de Estado cabo-verdiano falou também da mensagem que vai transmitir à comunidade cabo-verdiana em Itália, com a qual se encontrará este fim-de-semana em Nápoles e Roma.
Troca de dons
A audiência do Papa ao Presidente de Cabo Verde foi também marcada pela troca de dons, o Santo Padre ofereceu ao Presidente uma escultura em bronze, representando uma pomba, com a escrita “Sede mensageiros de paz”, um volume dos documentos papais e a Mensagem de Paz para este ano.
Por seu lado, o Presidente José Maria Neves ofereceu ao Papa dois volumes, um sobre a história recente da Imprensa Cabo-verdiana e outro sobre o Tarrafal Chão Bom e ainda uma tapeçaria colorida típica de Cabo Verde.
C/ Vatican News
@Fotos Vatican News