A associação ambiental, Quercus Cabo Verde, lança nesta sexta-feira,7, o programa “Minuto Azul”, uma iniciativa para sensibilizar e educar o público sobre a importância da economia azul, a proteção marinha e costeira, e a sustentabilidade dos recursos marítimos, alinhados com os ODS.
A iniciativa vai ser apresentada também na Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética 2024, que decorre na Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), entre 6 e 8 de Junho, sob o lema “Construindo um Futuro Sustentável”.
Em nota de imprensa, a Quercus Cabo Verde avança que cada programa aborda um tema específico de forma clara e concisa.
À semelhança do “Minuto Verde” apresentado na Televisão Pública de Cabo Verde (TCV), também o “Minuto Azul” pretende utilizar elementos visuais e narrativos para transmitir informações relevantes e incentivar a adoção de ações práticas para a preservação do meio ambiente marinho.
Uma chamada à preservação ambiental
Segundo a mesma fonte, o formato do programa inclui uma “abertura cativante, apresentação do tema principal com exemplos práticos, chamada à ação para envolver os espectadores em ações sustentáveis, e uma mensagem de incentivo à preservação ambiental no encerramento”.
Para viabilizar o projeto, a Quercus destaca “parcerias estratégicas” com organizações ambientais, universidades, ONGs, e empresas comprometidas com a sustentabilidade.
15 episódios produzidos
“O financiamento necessário para a produção dos 15 episódios será obtido através de patrocínios, campanhas de crowdfunding e investimentos de parceiros interessados”, diz a mesma nota.
O “Minuto Azul” pretende “impactar positivamente” a sociedade, promovendo uma cultura de preservação dos recursos marinhos e estimulando ações conscientes em prol de um ambiente mais saudável e sustentável para as gerações futuras.
Além da apresentação de hoje em São Vicente, depois na FIC, “Minuto Azul” deverá ser também apresentado na RTC, segundo os responsáveis.