A ilha do Sal recebe este fim de semana a III Conferência Cabo-verdiana da Década dos Oceanos. O evento promovido pela Presidência da República visa procurar, através de reflexões, melhores caminhos em prol da proteção e conservação do ambiente marinho.
Depois das primeiras edições, na Praia e no Mindelo, a Conferência da Década do Oceano chega esta sexta-feira e sábado, à ilha do Sal, na sua terceira edição num dos hotéis de Santa Maria. Este ano sob o lema “Oceanos Sustentáveis: Sociedades Resilientes, Educar para o futuro”.
Em nota imprensa, a PR avança que o evento internacional, por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos (8 Junho), procura, através de reflexões, melhores caminhos em prol da proteção e conservação do ambiente marinho, tendo esta iniciativa uma grande importância para Cabo Verde enquanto Estado Insular em desenvolvimento.
“O mar é, necessariamente, o futuro”
Na conferência de imprensa em que anunciou a edição do evento, José Maria Neves lembrou que “num país insular como Cabo Verde, constituído em mais de 99 por cento por mar, “o mar é, necessariamente, o futuro”.
A nível global, o Chefe do Estado salientou o facto de o mar também constituir cerca de 70% do Planeta e albergar cerca de 97% da água e 50% do oxigênio disponíveis, devendo, por isso, “merecer o esforço de todos para a sua conservação e proteção”.
Entre os seus objectivos, a III Conferência Cabo-verdiana da Década dos Oceanos 2024 pretende contribuir para o conhecimento dos recursos relacionados com o mar em Cabo Verde, aumentar a consciência social quanto à preservação dos oceanos e fornecer soluções baseadas na ciência para alcançar a Agenda 2030.
“Papel dos jovens na conservação dos Oceanos”, um dos temas
A programação deste ano, segundo a PR, é densa e diversificada, com dezenas de participantes. Arranca amanhã de manhã, com uma sessão para jovens sobre o seu papel na conservação dos Oceanos, moderada pela jornalista Deisy de Pina. O momento contará com apresentações de jovens activistas de Cabo Verde, da Guiné-Conacri e do Brasil.
A sessão de abertura está marcada para às 14h30 e contará com a presença do Presidente da República, José Maria Neves, e participação virtual da Diretora-Geral da UNESCO.
Campanha de limpeza em Palmeira
A conferência do Sal culmina, sábado, no Dia Mundial do Oceano, 8 de Junho, com uma campanha de limpeza, no período da tarde, na zona piscatória de Palmeira (Praia de mar e subaquática), numa conjugação de esforços e vontades para ajudar a salvar o oceano, na linha do lema da efeméride, que este ano interpela à ação – “Incentivar a ação para o nosso oceano e o clima”.
Instituída pela Organização das Nações Unidas em 2021, a Década do Oceano, recorde-se, procura reunir partes interessadas em todo o mundo para uma revolução na ciência dos oceanos e a sua influência nas políticas e atitudes, tendo em vista um oceano funcional, produtivo, resiliente, sustentável e inspirador.