A ilha do Sal será palco de dois prestigiados eventos em homenagem a Amílcar Cabral, o Colóquio Centenário de Amílcar Cabral, de 10 a 12 de junho e a sexta edição do FLMSal – Festival de Literatura-Mundo do Sal, de 13 a 16 de junho. Os eventos terão lugar na cidade turística de Santa Maria, no Hotel Belorizonte, e contarão com 11 mesas temáticas, incluindo homenagens, lançamentos de livros, teatro, leituras e visitas a escolas.
De acordo com a organização, os dois eventos são “sequenciais, complementares e articulados” e ambos homenageando Cabral.
O Colóquio é uma iniciativa pontual do escritor/editor Filinto Elísio, da editora Márcia Souto e da professora Inocência Mata, produzido pela Rosa de Porcelana Editora.
Segundo a Rosa de Porcelana Editora, o objectivo é de prestar um tributo ao Centenário de Amílcar Cabral, através de reflexões e pronunciamentos sobre o legado de Cabral, “tanto quanto possível pelo viés científico e epistemológico”.
“Novas luzes ao legado científico, cultural e humanista de Cabral”
A mesma fonte salienta que, a par de sinalizar a efeméride centenária, o colóquio “vem acrescentar novas luzes ao legado científico, cultural e humanista, assim como epistémico, de Cabral”,
Algo que considera “suscetível de acrescentar elementos de estudos e de pesquisas” sobre a problemática da libertação dos Povos e a ressignificação das realidades pós-coloniais.
Já a FLMSal, um evento cultural e literário anual, promovido pela Câmara Municipal do Sal, tem a curadoria científica da professora Inocência Mata e a organização da Rosa de Porcelana Editora.
Consolidar a ilha do Sal como centralidade literária em Cabo Verde
Durante o evento estarão em debate e reflexão o tema da Literatura-Mundo, com a faceta de ser uma plataforma externa alargada que permite parcerias e redes de contactos, além de promover o diálogo entre os autores.
“O objetivo de ajudar a consolidar a ilha do Sal como centralidade literária em Cabo Verde e inscrevê-la como Ilha Literária reconhecida internacionalmente”, avança ainda a editora.
FLMSal e Colóquio terão presença de nove nacionalidades
A abertura oficial do Colóquio Centenário de Amílcar Cabral, no dia 10 de junho, será presidida pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, com a participação do Engenheiro Domingos Simões Pereira, Presidente da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau.
Destacam-se presenças de Adriana Brandão, Afonso Cruz, Ana Paula Tavares, Ângelo Torres, Arménio Vieira, Carlos Reis, Clara Silva, Cláudio Garrudo, Domingos Simões Pereira, Elisabeth Moreno, Evel Rocha, Germano Almeida, José Joaquim Cabral, Jorge Carlos Fonseca, Julião Soares Sousa, Luca Fazzini, Luís Fonseca, Madalena Neves, Manuel Varela Neves, Marco Piazza, Margarida Rendeiro, Marinei Almeida, Patrick Straumann, Pierre Franklin Tavares, Raul Cabral de Sá, Rosangela Sarteschi, Samira Lélis, Sílvia Sousa, Silvino da Luz, Thulio Donizete Silva e Vera Duarte, um coletivo de convidados de nove nacionalidades (Angola, Brasil, Cabo Verde, França, Guiné-Bissau, Itália, Portugal, São Tomé e Príncipe e Suíça) para as ponderações sobre as grandes questões nas mesas do Colóquio e do Festival.
Prémio Lhana de Literatura
Já a sessão de encerramento do Colóquio, a coincidir com a abertura do Festival de Literatura-Mundo do Sal, no dia 12 de junho, será presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.
No dia 16 de junho, por altura da sessão de encerramento do Festival de Literatura-Mundo do Sal, será feito o lançamento do livro da vencedora do Prémio Lhana de Literatura, o romance “No Encanto da Ilha” de Samira Lélis.
Recorde-se que em junho de 2023, a jovem escritora salense venceu o concurso literário LHANA de literatura. O anúncio foi feito no ato de encerramento da 5ª edição do Festival de Literatura Mundo do Sal, em junho de 2023.
O Colóquio Centenário de Amílcar Cabral e o FLMSal contam com o patrocínio da Novamonti, Oásis Atlântico, Hotel Morabeza, Fundação Amílcar Cabral, Presidência da República de Cabo Verde, Embaixadas de Angola e de Portugal, Sousa Apartamentos, UCCLA, e apoios da Tui, da Imprensa Nacional de Portugal, do Colégio Letrinhas, da Livraria Sousa e da Câmara Municipal do Sal, além de universidades do Brasil, da Itália e de Portugal e parceria com o Festival Sal Em Cena.