O Mercado Municipal de Calheta, na ilha do Maio, está reabilitado e será entregue à população amanhã, dia 1 de junho, às 09h30. Será entregue, igualmente, uma máquina de gelo, com capacidade de 750 kg – 1 tonelada/dia, alimentada por energia solar e/ou convencional.
Em nota da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em Cabo Verde, salienta que o equipamento contribuirá para a melhoria das condições de vida das comunidades e de comercialização de produtos de pesca.
Tomarão parte no evento de entrega a representante da FAO em Cabo Verde, o Presidente da Câmara Municipal do Maio e a delegada da Região Sul do Ministério do Mar, além do testemunho do representante da Associação de Pescadores do Norte.
No final será realizada uma visita guiada ao mercado remodelado e demonstração de utilização da máquina de gelo.
São Pedro, em São Vicente, ganha carro-frigorífico
A iniciativa teve o financiamento do projeto GEF Iniciativa Pesca Costeira – África Ocidental (IPC-AO), graças à parceria entre o Projeto e o Mecanismo de Contribuição Voluntária Flexível – Empoderamento das mulheres nos sistemas alimentares e reforço das capacidades locais e da resiliência dos SIDS no setor agroalimentar.
Além da máquina de gelo para a ilha do Maio, o projeto financiou a aquisição de carro-frigorífico para a comunidade piscatória de São Pedro, em São Vicente.
Importante realçar que Calheta (Maio) e São Pedro (São Vicente) são os sítios-piloto de implementação do projeto.