PUB

Cultura

São Miguel: Nhu Puxin empresta nome à Casa das Artes

A Casa das Artes no município de São Miguel passa agora a ‘carregar’ o nome do falecido humorista João Baptista Velhinho Rodrigues, conhecido por Nhu Puxin ou Nastaci Lopi.

Trata-se de uma homenagem da Câmara Municipal de São Miguel, que promoveu, no sábado, no Centro Histórico do Porto da Calheta, um festival de comédia com a participação de vários nomes do stand-up nacional.

Para o edil Herménio Fernandes, Nhu Puxin foi um micaelense de grande referência, no país e além-fronteiras, mas também um exímio fazedor de cultura, que não se esquecia das suas origens, mantendo durante a sua juventude uma ligação afectiva com o município de São Miguel.

 “Foi um grande democrata, promotor da liberdade, mas também um grande artista e, enquanto cidadão e humorista, em todos os locais por onde passava, falava de São Miguel, que era o seu amor maior, onde viveu juntamente com os seus pais durante alguns anos”, sublinhou o autarca.

A homenagem, segundo o autarca, vai perpetuar e eternizar a sua memória, valorizar o seu trabalho e o contributo que deu para a cultura cabo-verdiana.

Homem de vários ofícios

O acto contou com a presença da viúva, dos filhos, irmãos, netos e amigos.

Marcos Velhinho, um dos filhos do homenageado, descreveu Nhu Puxin como uma “figura incontornável do humor e da cultura cabo-verdiana”, lembrando que também foi músico, actor de teatro e o primeiro homem a falar crioulo na rádio e televisão.

Nhu Puxin foi vocalista da banda Sodade, em 1969, e apresentador de vários programas radiofónicos e televisivos.

Faleceu no passado 26 de Abril, nos Estados Unidos da América, aos 82 anos, vítima de doença prolongada.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top