O Boavista da Praia é a primeira equipa a qualificar-se para as meias-finais após vitória por 3-0, ontem. A “vítima” mais recente da eficácia axadrezada foi a formação da Ultramarina de São Nicolau, que, em jogo a contar para a segunda fase, no Estádio da Várzea, na capital, não teve armas suficientes para defender o ataque dos boavistenses.
Mesmo se perdesse os dois jogos que faltam, os axadrezados avançariam para a fase seguinte como melhor segundo classificado. Nenhuma outra equipa nos outros grupos já consegue chegar aos 12 pontos enquanto segundo classificado.
De realçar que o Boavista continua só com vitórias no Campeonato Nacional de Futebol.
A formação comandada por Edvaldo Cardoso deu um autêntico show frente a uma Ultramarina discreta, com dificuldades em criar jogadas que colocassem Kelvy, guardião do Boavista, em estado de alerta.
Os golos foram apontados por Wilson “Wi”, Horo Williams e Ianique “Stopira”, todos na segunda parte do jogo.
Ultramarina afastada da baliza
Já a formação do Ultramarina chegou poucas vezes à baliza adversária e criou poucas situações de verdadeiro perigo durante o jogo.
“A única coisa que pedi aos rapazes no intervalo era que melhorassem as decisões no último terço do campo… na primeira metade tínhamos um jogo muito previsível em momentos de decisão, estávamos a dominar o jogo por completo. Melhoramos muito e os golos acabaram por aparecer” afirmou Edvaldo, treinador do Boavista.
Edvaldo salientou ainda que foram três, mas poderiam ser quatro ou cinco golos.
Alexandre Ramos, treinador da Ultramarina, garantiu que a sua equipa encarará os dois jogos que faltam “com muita seriedade e compromisso, com olhos postos na vitória”.
Edvaldo acusado de ameaçar árbitro da partida
O treinador da Ultramarina, nas declarações de análise à partida, disse não ter gostado da forma como Edvaldo “ameaçou” o árbitro da partida.
“De verdade que não sei como é que estas situações continuam a acontecer, não é normal o que aconteceu. O treinador do Boavista, no final da primeira parte, ameaçou o árbitro e isso influenciou nas suas decisões daquele momento em diante” enfatiza.
Em resposta, Edvaldo, diz que as declarações do treinador “nada mais são que uma espécie de bode expiatório” para explicar o desaire da Ultramarina no jogo e na competição.
“O que disse ao árbitro no intervalo foi, “olha, não vou dizer-te tudo o que quero dizer-te porque a partida ainda não terminou, mas se isto continuar desta forma no final digo-te tudo o que tenho por dizer e não venho ao próximo jogo” explicou o treinador do Boavista.
Grupos, resultados e classificação
Grupo A
ACADÉMICO SAL 1 – 0 ACADÉMICA FOGO
ROSARIENSE 1 – 1 JUVENTUDE
Classificação: 1° Académico Sal 10 pontos; 2° Rosariense 5; 3° Académica Fogo 4; 4° Juventude 2.
Grupo B
PALMEIRA 2 – 2 MORABEZA
VARANDINHA 2 – 3 BARREIRENSE
Classificação: 1° Barreirense 7 pontos; 2° Palmeira 6; 3° Morabeza 5; 4° Varandinha 2.
Grupo C
BOAVISTA 3 – 0 ULTRAMARINA
DERBY 0 – 0 SANJOANENSES
Classificação: 1° Boavista 12 pontos; 2° Derby 7; 3° Ultramarina 3; 4° Sanjoanenses 1.