A 4ª edição do Txon-poesia, Festival Internacional de Poesia e Poética termina hoje, sábado, na cidade de Mindelo, em São Vicente. O evento deste ano homenageou Amílcar Cabral, no quadro das comemorações do centenário do seu nascimento.
Para este último dia do Festival estão agendadas diversas atividades, com início marcado para as 10h.
O espaço Zeca Afonso, no Centro Cultural Português do Mindelo, recebe a oficina de performances da palavra, com Olinda Beja.
A oficina tem como título “Para Além Da Palavra: A Arte Do Dizer E Do Contar”, tem entrada gratuita e início marcado para as 10h.
Às 16h, a Alternativa Galeria recebe a projeção do filme “Canhão de boca” de Ângelo Lopes e logo de seguida será realizado, no mesmo espaço, um momento de conversa com Ana Cordeiro, Carlos Santos e Rita Rainho, moderada por Érico Medina.
A “Cesária Évora Academia de Artes” apresentará a performance poética “Poemas de Liberdade”, pelas 18h na Alternativa Galeria. A performance conta com direção de Yannick Fortes.
Para encerrar o festival, o Espaço Fernando Pessoa, no Centro Cultural Português, Pólo do Mindelo, foi o lugar escolhido para acolher uma sessão de Spoken Word com os slammers hristy Roberto, Cuktel, Érico Medina, Helena Moscoso, Indzayz, Márcia C. Brito e Valódia Monteiro e as performances musicais de Caplan Neves Bertânia Almeida com Nuno Tavares.
Fortalecer a comunidade ligada à poesia e poética
Recorde-se que o Txon-poesia, Festival Internacional de Poesia e Poética, é uma iniciativa criada para celebrar e fortalecer a comunidade ligada à poesia e poética, através de leituras, exposições, conversas, lançamentos, projeção, ações poéticas, performances, teatro, oficinas e stand de livros.
A programação deste ano contou com projecção de filmes, apresentação de livros, oficinas, performance poética, spoken word e showcase.