O projecto Praia Acessível/ Mar para todos, de Teresa Mascarenhas e Edmilson Tavares (Associação Acarinhar) é a ideia vencedora da 15ª edição do Sport BootCamp que decorreu na cidade da Praia de 20 a 25 de maio de 2024. As ideias de negócios foram apresentadas na sessão de pich final que aconteceu durante toda a manhã deste sábado, 25 de maio, num dos restaurantes da capital.
Em segundo lugar ficou “Ami é de Paz e Bó”, de Bernardo Almeida “Djaló”, e em terceiro, “A Arte e o Desporto como forma de Integração Social”, de Pedro Elias Tavares.
No total, conforme nota de imprensa chegada à nossa redacção, foram apresentadas 14 ideias de negócio no setor desportivo, entre 22 participantes nesta edição do Sport BootCamp. Esta foi a terceira edição a ser realizada na cidade da Praia, desde 2019.
A sessão final resumiu uma semana intensa de trabalho dos grupos participantes, 16,5 horas de workshops e mais de 20 horas de mentoria com especialistas em Empreendedorismo, Inovação e Desporto.
Sport Bootcamp, o que é?
O Sport Bootcamp já teve 14 edições realizadas em Cabo Verde e uma em São Tomé e Príncipe desde 2019. Soma mais de 250 promotores certificados e alguns projectos implementados.
Durante a semana, os participantes tiveram formação em áreas específicas para formalização de negócio como Planeamento e Gestão de Negócio, Modalidades de Financiamento e Desenvolvimento Organizacional.
As ideias vencedoras passam agora para a segunda fase do concurso, o Sport Accelerator Lab que se inicia a 3 de junho de 2024.
Esta segunda fase vai reunir as melhores ideias das edições do Sport BootCamp de 2023/24 que decorreram em Porto Novo, em Santo Antão, São Filipe, na ilha do Fogo, Vila Nova de Sintra, na Brava, Tarrafal de Santiago e na capital, cidade da Praia.
Sport Accelerator Lab é um programa de aceleração de ideias que se inicia com uma semana intensiva de formação presencial, seguido de seis meses de mentoria realizados à distância. Durante esse processo serão lecionadas cerca de 130 horas de formação e fornecidas mais de 40 ferramentas de trabalho.
Os programas Sport BootCamp e Sport Accelerator Lab são financiados pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano e implementados pela empresa social WeCare.