O artista autraliano Ngulmiya apresenta uma sessão de Canto Ancestral Australiano no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, no dia 25 de Maio, sábado, às 19h. Ngulmiya tem ainda como convidados os artistas cabo-verdianos, Princezito e Humberto Ramos.
Ngulmiya Nundhirribala é um cantor altamente respeitado e líder cerimonial dos remotos e antigos territórios tradicionais de Arnhem Land, no norte da Austrália.
Segundo informações do CCCV, o estilo de canto tradicional de Ngulmiya desenvolveu-se ao longo de milhares de anos, principalmente em isolamento, com influência posterior dos comerciantes Makassan, do sudeste da Ásia.
Ngulmiya é reconhecido como um pioneiro de um novo tipo de música.
Os temas continuam a ser temas cerimoniais privados, normalmente cantados com acompanhamento do didjeridoo, mas receberam novos arranjos e são interpretados com artistas globais, algo que nunca antes aconteceu.
Ngulmiya lançará um álbum novo ainda em 2024
Em outubro de 2022, Ngulmiya lançou o seu álbum de estreia, auto-intitulado, com a Budapest Art Orchestra de 40 elementos e arranjos dos músicos australianos Luke Howard, Anthony Gray e Felix Watson, que o levou numa digressão mundial.
Em 2024, Ngulmiya lançará um novo álbum com o virtuoso da guitarra espanhola Pau Figueres e algumas colaborações com músicos clássicos indianos.
O trabalho, gravado em Barcelona, destaca a fenomenal capacidade vocal dos clãs indígenas da Austrália, realçada pela guitarra de Pau Figueres.
Recorde-se que o CCV fica localizado na Rua de São Bento, 640, 1250-222, Lisboa.