No âmbito das celebrações do 25 de Maio, Dia de Libertação de África e do centenário de nascimento de Amílcar Cabral, o Movimento Federalista Pan-Africano (MFPA) em Cabo Verde tem agendado um conjunto de atividades educacionais e culturais, de entre elas a segunda edição da Grande Marcha pela África, realizada na cidade da Praia a 25 de Maio, com concentração agendada para as 09h na praça 12 de Setembro.
Recorde-se que a Grande Marcha pela África (GMA) vem celebrar o 61º aniversário da criação da Organização da Unidade Africana, fundada em 25 de Maio de 1963 em Adis Abeba, Etiópia, tendo por anfitrião o Imperador Haile Selassie.
Nesse encontro que se adota o dia 25 de Maio como o Dia da Libertação de África que mais tarde, em 1972, viria a ser reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas.
Em nota, o Movimento Federalista Pan-Africano (MFPA) em Cabo Verde realça que conta com a parceira da Fundação Amílcar Cabral para realizar um conjunto de atividades com intuito de criar “um conjunto de dinâmica festiva a volta dos 100 anos de Amílcar Cabral e também continuar o despertar da consciência da importância da Unidade Africana no Continente e Diáspora”.
Palestras em cinco escolas secundárias
Cinco escolas secundárias da ilha de Santiago, quatro na cidade da Praia e uma em São Domingos, acolherão palestras assentes, segundo a organização, em “duas ideias importantíssimas que Amílcar Cabral sempre defendeu” durante a Luta de Libertação Nacional, a Educação e a Cultura.
As palestras terão como título “Unidade Africana.Que Caminhos?”; “Nos Lingua, Nos Siensia, Nos Sabidésa”; “Importância de participação de mulheres na luta pela Unidade Africana” e o “O papel da Escola Piloto na Luta Libertação”.
Conferência e Seminário
No dia 24 de Maio será realizada uma conferência sob o mote “A questão da unidade Africana num mundo em transformação” com o Embaixador António Lima e um seminário online, no dia 26, com o título “Cabral e a questão do Suicídio de Classe: Reflexões sobre o papel das elites nacionais na África contemporânea” liderado por Flávio Almada (LBC), Odete Semedo e António Tonga.
Grande Marcha pela África
A segunda edição da Grande Marcha pela África (GMA), acontece no dia 25 de Maio, liderada pelo Bloco Afro Abel Djassi e com a parceria de Fundação Amílcar Cabral e participação de diversos outros grupos e associações, incluindo representações das diferentes comunidades Africanas radicadas em Cabo Verde, “invadindo” várias artérias da capital.