O basquetebolista internacional cabo-verdiano e poste do Real Madrid, Edy Walter Tavares, foi eleito pela quarta vez na sua carreira o melhor defesa da Liga Endesa, a primeira divisão de basquetebol espanhol, após votação efectuada por um júri de oito especialistas.
Tavares marcou um total de 19 pontos, cinco a mais que Alberto Díaz e quatorze a mais que Kameron Taylor, ambos jogadores do Unicaja de Málaga.
Tavares é o líder em bloqueios (1,7) e ressaltos (7,1) e ocupa o 2.º lugar no ranking Most/Minus (+8,7), o que demonstra a sua influência em campo, onde a intimidação e a arte defensiva continuam a ser um dos seus principais pontos fortes.
Tavares, perto de renovar
Depois de mais de 15 meses de negociações, as posições do clube e do jogador tornaram-se próximas o suficiente nas últimas semanas para serem otimistas, embora a renovação ainda esteja longe de estar fechada. Há ainda assuntos a serem resolvidos.
Se se concretizar, a equipa madrilena poderá continuar a contar com o central mais decisivo da Europa.
Recorde-se que o cabo-verdiano chegou ao clube em novembro de 2017 para colocar a equipa numa outra dimensão, especialmente em termos defensivos.
Algo que pode pesar nas negociações é o desejo do jogador de 32 anos de ficar em Madrid, sempre foi seu desejo, sente-se bem no clube, na cidade e acaba de ser pai pela segunda vez.
Renovar com Tavares sempre foi prioridade para o Real Madrid
Para a equipa, a sua renovação é uma prioridade há já algum tempo, embora não quisessem romper o teto salarial da secção, fixado em 3,5 milhões de euros brutos.
O central recebeu ofertas com valores muito altos de outros grandes clubes da Euroliga, que quase duplicaram o seu salário.
Tavares também quer sentir-se valorizado em termos económicos agora que está prestes a assinar, aquele que poderá ser, o último grande contrato da sua carreira.
Conquistas
O Real Madrid, nesta época, já venceu a Copa do Rei de Espanha, ao bater na final o Barcelona, venceu igualmente a Super Copa ao bater a Unicaja Málaga.
Na EuroLiga está no final four da competição, com jogo agendado para o dia 24 deste mês contra os gregos do Olympiacos e na liga ACB, a primeira liga espanhola, a equipa de Edy está no segundo lugar, logo atrás do Unicaja Málaga.
Importa ressaltar que a votação para o melhor defesa da liga foi efectuada por um júri de oito especialistas que incluiu, entre outros, Luis Casimiro, Walter Herrmann, Anicet Lavodrama, Lucio Angulo e Javier Bearán.