PUB

Política

Tarrafal de Santiago acolhe simpósio internacional “Memórias e Diálogos de Resistência do Tarrafal de Santiago”

O Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago acolhe, durante os dias de hoje, 9, e amanhã, 10, o simpósio internacional “Memórias e Diálogos de Resistência do Tarrafal de Santiago”, organizada no âmbito da celebração do cinquentenário do Campo de Concentração de Tarrafal. O ato de abertura oficial será presidido pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

De acordo com uma nota de imprensa do Governo, o simpósio contará com “especial presença” dos ex-presos políticos.

Além das sessões de discussão, serão realizadas ainda o lançamento do livro “Campo de Trabalho de Txon Bom (1961- 1974)” e um festival de música.

Este primeiro dia do simpósio contará com dois painéis de discussão, o primeiro “Sobre vidas e experiências concentracionárias” e o segundo painel alusivo às “Memórias e espaços de vida”, contando com testemunhos de ex-presos políticos e seus familiares.

Atos de resistência no Campo de Concentração

Já amanhã, dia 10, segundo dia do simpósio, a partir das 09h, será realizado o painel de número três do evento sob o tema “Atos de resistência no Campo de Concentração e a figura de Amílcar Cabral”.

Logo a seguir é realizado o último painel com enfoque nos “Diálogos entre o Museu de Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche e o Museu do Campo de Concentração do Tarrafal”.

Livro “Campo de trabalho de Txon Bon” e Festival da resistência

Ainda durante o último dia do simpósio, será feito o lançamento do livro “Campo de trabalho de Txon Bon (1961-1974), pelas 16h30.

A obra tem assinatura de Nélida Maria Freire Brito e será apresentado por Nadir Sousa.

Após a cerimónia de encerramento, às 17h, dá-se espaço à música, com a realização do Festival da Resistência “Do eco à Música”.

O festival, com início marcado para as 19h, terá a atuação de artistas como Batchart, Fattú Djakité, Yacine Rosa, Princezito e Batucadeiras, Suzete e Venancinho, Tabanka e Ary Kueka.

De recordar que na semana passada a Presidência da República de Cabo Verde já havia organizado uma cerimónia oficial de Estado no mesmo lugar para assinalar a efeméride que contou inclusive com a presença dos Chefes de Estado da Guiné-Bissau, Portugal e representante de Angola.

PUB

PUB

PUB

To Top