O cabo-verdiano Helder Spencer, 31 anos, considerado um dos melhores centrais da atualidade na modalidade, jogador do Saint-Nazaire, venceu o título no passado domingo no jogo contra a equipa do Tours. A conquista inédita do Saint-Nazaire, que há apenas dois anos estava na segunda divisão francesa.
A final do play-off decorreu em dois jogos. No primeiro, o Saint-Nazaire venceu por três sets a um, enquanto na cidade de Tours, foi a equipa da casa a arrecadar um triunfo por três sets a dois.
Neste caso é necessário, segundo as regras da Liga Francesa de Voleibol, realizar um derradeiro set, o golden set ou set de ouro, para definir o Campeão de França.
Nesse último duelo entre as duas equipas, foi o Saint-Nazaire, que conta nas suas fileiras com o cabo-verdiano Helder Spencer, que venceu por 15 a 12.
Primeira final do Campeonato de França e primeiro título de Campeão para o Saint-Nazaire
Um triunfo impensável para uma equipa que terminou no sétimo lugar durante a fase regular, aliás com um saldo negativo com 12 triunfos e 14 derrotas.
No entanto, durante os play-offs, entre as oito melhores equipas, o Saint-Nazaire eliminou o Nantes Rezé nos quartos, depois o Tourcoing nas meias e finalmente derrotou o Tours na final.
Nunca antes feito
Nunca um clube tinha alcançado essa proeza até agora.
O Saint-Nazaire venceu o título após apenas dois anos na primeira divisão. Em 2022, o clube do Oeste da França sagrou-se Campeão de França… da segunda divisão.
Na segunda temporada, na primeira divisão, o Saint-Nazaire arrecadou o troféu de Campeão da primeira divisão.
Hélder Spencer
Nascido em Cabo Verde, Helder Spencer já representou vários clubes: o Leixões, o Castêlo da Maia, o Esmoriz e a Fonte do Bastardo em Portugal, sendo a primeira experiência em França com o Saint-Nazaire onde chegou durante a temporada 2021/2022, quando o clube ainda estava na segunda divisão.
“É uma sensação incrível ” – disse o jogador que há ainda dois anos atuava na segunda divisão, ao serviço do Saint-Nazaire.
C/ RFI