PUB

Cultura

Escritor Joaquim Arena participa no Festival FeliCidade em Lisboa

O escritor e jornalista, Joaquim Arena, participa na edição de 2024 do FeliCidade – Festival da Língua e da Liberdade na Cidade, um festival promovido pelo Centro Cultural de Belém (CCB). A iniciativa acontece no ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos e no âmbito da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. As atividades realizam-se nos dias 4 e 5 de maio, das 10h00 à 01h00, em vários espaços do Centro Cultural de Belém, com entrada livre.

Segundo a organização, a FeLiCidade é um festival que está assente no diálogo entre os países que utilizam a língua portuguesa, “explorando as suas diversas disposições, a sua desconstrução e as suas possibilidades”, na literatura, na música e no cinema.

“Dezenas de falantes e ouvintes de todas as geografias ajudam-nos a refletir sobre uma relação de centenas de anos, a discutir a pluralidade de raízes e identidades, sem rasurar a complexidade, a violência e a exclusão da História” ressalta ainda.

O festival é destinado a todas as idades, com programação para o público adulto, mas também destinado a crianças, com contadores de histórias e oficinas. Haverá um mercado e gastronomia, com produtos e comida de vários países, aberto das 12h00 às 21h00.

Arena participa no dia 5 na sala Almada Negreiros

Joaquim Arena participa no festival no dia 5 de Maio, das 16h até as 17h na sala Almada Negreiros nas “conversas” sob a frase “Porque eu dormia e vieram contar-me que tudo era possível Já!”, uma frase “avassaladora” de Maria Velho da Costa que “nos levará ao mundo” do sonho e da luta, do concreto e da criação dos escritores Frederico Pedreira (PT), Joaquim Arena (CV) e Geovani Martins (BR).

A conversa é moderada pela jornalista e escritora Inês Fonseca Santos.

Com direção de Aida Tavares, a equipa curatorial é constituída por Anabela Mota Ribeiro, André e. Teodósio, Gonçalo Riscado, Nádia Yracema, Sara Carinhas, Tiago Bartolomeu Costa, sendo a programação desenvolvida por: CTL/Musicbox, com BANTUMEN e VALSA; Anabela Mota Ribeiro e André e. Teodósio (conferências, lições, glossários, performance); Aoaní Salvaterra, Carolina Parreira, Cláudia Jardim, Cláudia Semedo, Jota Mombaça, Keli Freitas, Nádia Yracema, Nuna, Raquel Lima, Sara Carinhas, Selma Uamusse, Tita Maravilha (leituras encenadas) e Tiago Bartolomeu Costa (cinema).

C/ Bantumen

PUB

PUB

PUB

To Top