A 20ª Equipa Médica Chinesa em Cabo Verde esteve hoje no Campus da Praia da Universidade de Santiago, para a quinta edição da série de atividades de bem-estar público denominada “A popularização da ciência médica nas escolas· Protegendo a vida enquanto crescemos”.
Segundo uma nota da universidade, o evento esteve voltado para os estudantes de enfermagem da universidade, com uma participação expressiva dos residentes da cidade de Assomada.
“A Dra. Lan Yunping, Chefe da Equipe Médica Chinesa e especialista em medicina intensiva, liderou a sessão ao lado do Dr. Liu Yu, especialista em anestesia. O programa incluiu palestras sobre parada cardíaca e ressuscitação cardiopulmonar, além de um treinamento prático sobre como executar a manobra de Heimlich em casos de asfixia”, lê-se.
Interactividade
Segundo a mesma fonte, a interatividade foi uma marca do evento, com os estudantes engajados em simulações práticas e trocas de perguntas e respostas, refletindo o alto nível de interesse e comprometimento com o aprendizado de habilidades vitais de primeiros socorros.
“A atividade contou com a presença de mais de 70 estudantes que, ao final, expressaram gratidão pela oportunidade de aprimorar conhecimentos que são essenciais para o manejo de emergências médicas. Os participantes destacaram não apenas as habilidades técnicas adquiridas, mas também o enriquecimento cultural proporcionado pelo intercâmbio com a equipe chinesa”, continua.
Da parte da US, a Prof. Célia Afonso, Coordenadora do Curso de Enfermagem, destacou a importância do evento que possibilitou aos alunos experiências. A responsável também expressou o desejo de continuar a parceria com a equipe médica chinesa para futuras capacitações.