PUB

São Vicente

Faleceu Djô Borja, professor e activista  desportivo

Faleceu na noite desta quinta-feira, 25, o antigo professor de Educação Física e activista desportivo José António Borja Monteiro Barreto. Deixa um legado em várias modalidades desportivas e no carnaval do Mindelo. 

Djô Borja, como era popularmente conhecido, é recordado como um grande dinamizador de várias modalidades desportivas, tais como ginástica, culturismo, basquetebol e voleibol, mas também do carnaval de São Vicente.

A notícia da sua morte foi partilhada hoje pela Sports Midia, que incluisve o havia homenageado em 2018, na sua segunda gala.

José António Borja Monteiro Barreto

Perda para Mindelo e Cabo Verde

Nas redes sociais, a sua morte é lamentada por antigos alunos e personalidades de São Vicente, para quem se trata de uma gra de perda para a ilha e para o país.

“Que notícia dilacerante! Mindelo e Cabo Verde perdem um Homem verdadeiramente com H grande. Cidadão ativo e consciente do seu dever, professor de muitas gerações,  desportista, treinador de modalidades, empreendedor pioneiro na área do culturismo, enfim (…) escreveu o professor Albertino Martins, para quem Djô Borja foi um homem de visão larga, do desporto à cultura, carismático e seguro.

Uma referência 

Para o tambem professor Luís Graça, Djô Borja é uma referência para o desporto,  desde os anos a seguir a independência, e para a cultura no geral.

“O gosto pelo basketball foi com o Djô Borja, que nos transmitia valores como sejam o respeito, a educação, a disciplina para a partir daí disfrutarmos do desporto em si! Muito obrigado por tudo”, escreveu.

Também em 2022, Djô Borja foi homenageado no âmbito da terceira edição da Taça de Cabo Verde em Fisiculturismo, que teve lugar em Mindelo.

“Ele acreditava que os jovens podiam ter disciplina e um objectivo na vida se praticassem desporto”, revelou, na ocasiao, o filho Jorge Barreto.

PUB

PUB

PUB

To Top