O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) suspendeu a greve de cinco dias, marcada para 25 a 29 de Abril, anunciou, esta terça-feira, o dirigente Edmilson Aguiar. A decisão foi tomada após encontro de mais de cinco horas com o ministro da tutela.
No encontro de mais de cinco horas, em que estiveram reunidos o Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil, o conselho da administração da Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) e o ministro do Turismo e Transportes, os pilotos decidiram suspender a greve e dar a empresa o tempo que foi definido para cumprir os pontos acordados.
“Conseguimos chegar a um entendimento sobre as reivindicações da classe e estabelecemos um período para fecharmos os acordos”, anunciou o presidente do sindicato, citado pela Inforpress.
Sem adiantar qual foi o tempo definido, Edmilson Aguiar realçou que se trata de um acordo que irá permitir melhores condições de trabalho e estabilidade da classe e da própria empresa.
Diálogo
Da parte do Governo, o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, disse que as partes chegaram a um entendimento para dialogar e que a greve não seria talvez a melhor forma de resolver as reivindicações da classe.
“Há aqui um compromisso do Governo em analisar todas as questões que foram levantadas, e creio que houve um entendimento e uma abertura clara da parte da classe e da parte do Governo, para resolvermos esses problemas”, sublinhou o governante
O caso
De recordar que na segunda-feira, 15, o Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) anunciou uma greve nacional de cinco dias, entre 25 e 29 de Abril, dos pilotos da TACV, tendo no centro das reivindicações a melhoria das condições de trabalho.
Os 32 pilotos da companhia nacional querem melhores condições de trabalho e protecção dos direitos adquiridos, estendido aos tripulantes, garantir o desenvolvimento na carreira e cumprimento dos benefícios adequados às responsabilidades e riscos que a função acarreta, conforme estipula a lei, proteção e garantia de estabilidade no emprego.
C/ Inforpress