O FC Derby sagrou-se campeão regional de São Vicente, nove anos depois, ao vencer o Castilho por 5-0, ontem. Apesar da conquista, paira no ar sobre os “derbianos” o espectro de uma reclamação apresentada pelo Mindelense no Conselho Jurisdicional da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), alegando uma suposta utilização irregular do jogador Ericson.
Entretanto, os responsáveis do FC Derby desvalorizam a acusação do Mindelense e garantem que estão a preparar, também, uma queixa contra o Mindelense por uma suposta utilização irregular do jogador Malik Rodrigues.
Polémicas à parte, de realçar que foi uma jornada recheada de emoções fortes, pois, a anteceder a partida entre o Derby e o Castilho, o Mindelense cumpriu a sua obrigação ao derrotar por uma bola a zero, a Académica do Mindelo.
A derrota frente ao Derby empurrou o Castilho para os dois jogos da “liguilha” que vai ser disputada a duas “mãos” contra a UNI-Mindelo, segunda classificada da Mindel League ( segunda divisão de São Vicente).
Classificado final
O quadro da jornada ficou completo com os jogos de sábado entre o Salamansa e o Batuque (2-1) e Amarante-Falcões (2-0).
Na classificação final o Derby terminou a prova com 34 pontos, seguido do Mindelo com 33, Académica do Mindelo 24, Salamansa e Amarante 16, Batuque e Castilho 13, Falcões do Norte 7.
Segundo Escalão
No segundo escalão, o Clube Farense precisava de vencer e conseguiu a vitória frente ao Ponta de Pom por 2-1. Assim regressou à primeira divisão.
A equipa de São Pedro acabou por “morrer na Praia”, pois, a Uni-Mindelo viria a vencer a Ribeira Bote por 3-0, ganhando assim o direito de estar na “liguilha” à mercê da vantagem de um ponto a mais do seu opositor na classificativa.
Taça de São Vicente
Ao Mindelense e ao São Pedro resta o consolo da final da Taça de São Vicente prevista para o próximo sábado, 20. Apesar do favoritismo recair sobre o Mindelense, o treinador do São Pedro, Octávio Dias, disse que os seus pupilos vão, em primeiro lugar, desfrutar da ocasião de estarem numa final da Taça de São Vicente.
João A. Rosário