O Derby deu, no último Domingo, 7, um passo de gigante para a conquista do título de Campeão Regional de São Vicente que lhe foge há nove anos. A uma jornada do fim do campeonato, os derbianos venceram o Mindelense por duas bolas a zero e passam a depender apenas de si para se sagrarem campeões do “Soncent Superliga”.
Com esta victória, o Derby passou a lider a prova com 31 pontos, contra os 30 do Mindelense que, face à derrota frente ao Derby, deixou, assim, fugir a liderança que vinha ostentando praticamente durante toda a prova. A uma jornada do fim do campeonato, os derbianos não dependem de terceiros para se sagrarem campeões do “Soncent Superliga”.
Jogo renhido e bem disputado
Os principais intervenientes consideram que esse jogo entre o ainda Campeão Regional de São Vicente e o Derby foi bastante renhido e bem disputado a nivel táctico, não se podendo dizer o mesmo a nível técnico uma vez que as condições do piso de jogo não foram as melhores para que os jogadores pudessem demosntar as suas qualidades técnicas.
O primeiro golo do Derby foi apontado por Rodrigo, quando passavam 47 minutos da primeira parte, ou seja, dois minutos após o tempo regulamentar.
Ainda na primeira parte, aos 14 minutos, destaca-se um lance em que o dianteiro do Derby, Balakov, foi travado com uma cotovelada na cara, quando partia a grande velocidade, lance que o arbitro deixou seguir, sem nada assinalar e que seria um livre perigoso à entrada da área do Mindelense e o consequente cartão vermelho já que o avançado Balakov ia embalado e com possibilidades de ficar frente-a-frente com o guarda-redes dos encarnados.
Na segunda parte manteve-se a mesma toada de jogo, mas com o Mindelense mais instalado no meio-campo dos derbianos à procura do golo do empate. Porém, foi a equipa da Praça Estrela que viria a marcar numa bela jogada do central do Derby, Kamara, que numa grande abertura para o lado esquerdo do ataque da sua equipa, fez com que Balakov aparecesse no segundo poste, introduzindo a bola do lado contrário da baliza do Mindelense com um grande gesto técnico. Esse segundo golo do Derby foi um enorme balde de água fria para as hostes do Mindelense.
Falcões do Norte despromovido ao segundo escalão
Ja na outra partida de Domingo, a Académica do Mindelo derrotou o Batuque por 2-1. Com esta vitória a Micá consolidou definitivamente a sua posição no terceiro posto da tabela classificativa, com 24 pontos. Logo asseguir estão quatro equipas com 13 pontos, nomedamente o Batuque, Amarante, Salamansa e Castilho.
A lanterna vermelha, ou seja, última posicionada, é a equipa Falcões do Norte que, nas últimas jornadas, perdeu gáz na luta pela permanência contra as equipas do Castilho e da Salamansa, tendo descido para a segunda divisão, a uma jornada do fim do campeonato.
Jogos e resultados da 13ª Jornada:
-Castilho-Amarante–(1-0)
-Salamansa-Falcões-(2-0)
-Académica-Batuque-(2-1)
-Derby-Mindelense – (2-0)
Classificação:
-Derby – 31 pontos;
-Mindelense – 30 pontos;
-Académica – 24 pontos;
-Batuque – 13 potos;
-Amarante – 13 pontos;
-Salamansa – 13 pontos,
-Castilho -13 pontos;
– Falcões do Norte – 7 pontos;
Jogos da última jornada (14ª):
-Salamansa- Batuque
-Académica-Mindelense,
-Amarante-Falcões
-Derby-Castilho
João A. do Rosário