A Companhia de Teatro Fladu Fla, o Ministério da Cultura e o Agrupamento de Escuteiros Nossa Senhora de Fátima, bairro de Eugénio Lima, na cidade da Praia, manifestaram tristeza pela morte, esta Quinta-feira, 4, do jovem actor Álvaro Cardoso.
O corpo de Álvaro Cardoso foi encontrado na tarde desta Quinta-feira no mar em Palmarejo Baixo, cidade da Praia, por mergulhadores. Ainda não se sabe o que se terá passado.
“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso querido actor e amigo Álvaro Cardoso. Irreparável perda. Que Deus possa confortar toda a família e aos membros da Companhia Fladu Fla neste momento de dor”, lê-se no anúncio da companhia.
Por sua vez, o Agrupamento de Escuteiros Nossa Senhora de Fátima também lamentou o desaparecimento físico de um dos seus elementos mais antigos. “Partiu para o acampamento eterno: um amigo, um irmão e uma grande alma”, escreveu esse agrupamento escutista.
Ministério da Cultura destaca facetas de “brilhante e brincalhão”
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) “lamenta profundamente o falecimento, prematuro, do jovem e talentoso actor de teatro”, Álvaro Cardoso e destaca as suas várias facetas.
“Brilhante e brincalhão, com a sua performance conseguia fazer o público viajar nos textos e nos seus movimentos no palco”, lê-se na nota do do MCIC que também recorda que Álvaro Cardoso “interpretou vários textos em palcos nacionais e internacionais (Angola e Portugal). Dos seus vários papéis “Chiquinho” do clássico cabo-verdiano de Baltasar Lopes da Silva esteve em cartaz em várias salas e com a presença massiva de alunos”.
“´Chiquinho´, recorda ainda o MCIC, foi uma peça escolhida pela Cia “Fladu Fla” para fazer com que os alunos pudesses ´ler` este importante livro de leitura obrigatória.
Grande perda para o teatro
Nas redes sociais, várias pessoas, inclusive os seus colegas de palco estão a lamentar o seu desaparecimento físico considerando a sua partida imatura “uma grande perda para o teatro em Cabo Verde”.
Histórico de depressão
De salientar que que, conforme fontes próximas do jovem actor Álvaro Cardoso, o mesmo vinha debatendo com problemas de depressão. Há alguns anos, precisamente em 2018, Álvaro Cardoso, também conhecido por “Else”, esteve desaparecido por três dias e foi depois encontrado pela Polícia Nacional em Tarrafal de Santiago.
Álvaro Cardoso era natural da cidade da Praia e residia no bairro de Achada Eugénio Lima.