A 20ª Equipa Médica Chinesa, em parceria com o Instituto Confúcio da Universidade de Cabo Verde, organizou esta segunda-feira, 1, a quarta série de atividades de bem-estar público. Intitulada “A popularização da ciência médica nas escolas: Protegendo a vida enquanto crescemos”, a iniciativa decorreu no Laboratório Médico da Universidade de Cabo Verde.
O evento foi liderado pela Dra. Lan Yunping, especialista em medicina intensiva e Chefe da Equipa Médica Chinesa, focando na formação de estudantes de enfermagem em conhecimentos e competências de primeiros socorros.
Segundo esta responsável, o programa incluiu duas palestras especializadas: “Medicina Intensiva”, ministrada pela Dra. Lan Yunping, que abordou técnicas de parada cardíaca e ressuscitação cardiopulmonar, e “Anestesia”, pelo Dr. Liu Yu, com foco na Manobra de Heimlich para casos de asfixia.
O evento, conforme relatou, contou com a “participação ativa” de quase 20 estudantes, que “demonstraram grande interesse e empenho em aprender e aperfeiçoar suas habilidades de primeiros socorros, participando ativamente em simulações práticas e discussões”
“A resposta dos participantes foi extremamente positiva, com muitos expressando gratidão pela oportunidade de adquirir conhecimentos vitais que não só os prepara para responder a emergências médicas, mas também os educa sobre a importância dessas intervenções”, afirmou.
Geremias S.Furtado