A escritora e professora cabo-verdiana Neusa Correia Lopes acaba de lançar o seu mais recente livro, intitulado “Inteligência Artificial: O impacto do estado emocional no síndrome de coração partido”, onde aborda os impactos da IA no nosso equilíbrio psico-emocional. A obra ensaísta, que conta a colaboração da cientista chinesa Qiao Qing Zhong, já se encontra disponível na plataforma Amazon, em formato e-book, capa dura e versão leve em brochura.
Neusa Correia Lopes, professora e intérprete radicada em Boston, Estados Unidos da América, fala nesta obra da nova realidade imposta pela Inteligência Artificial (IA) no mundo da educação e da própria saúde física e mental.
A obra, segundo a autora, traz pistas de como a IA pode ser introduzida na educação, com argumentos prós e contra.
Aborda, igualmente, as formas e importância de manter o nosso estado emocional equilibrado, numa altura em que o mundo passa por uma grande transformação digital, evitando assim o chamado “síndrome do coração partido” (Takotsubo cardiomyopathy), terminologia adoptada por Qiao Qing Zhong, médica no domínio das doenças cardiovasculares.
“Durante a pandemia tivemos um período de treino e formação digital e tive esse pressentimento de que estávamos a entrar num mundo digital acelerado. É isso que abordo neste livro, onde falo do nosso equilíbrio psico-emocional”, explica.
Obra de continuidade
A obra dá continuidade ao trabalho iniciado no seu penúltimo livro (2022), onde abordou a educação durante a pandemia e o ensino virtual, falando de como se pode lidar com o impacto dessa nova realidade e os impactos que terão de ser ultrapassados.
“Está a ser uma transformação bastante acelerada, mais do que a nossa capacidade de pensar. Temos que abraçar, seguir, mas também estar aptos para acompanhar cada passo dessa nova realidade, educando a nossa própria mente, através da literacia digital”, recomenda a autora.
Ainda sem data prevista para lançamentos físicos, Neusa Lopes adianta que está a trabalhar para trazer o livro a Cabo Verde, e tem prevista apresentações nos Estados Unidos e na República Dominicana, onde foi convidada para participar da feira do livro, em Santo Domingo, em Agosto.