A 4ª edição do Festival Literário Morabeza – Festa do Livro de Cabo está de volta à capital cabo-verdiana, após a sua interrupção devido a pandemia da covid-19 e conta com a participação de grandes personalidades nacionais e internacionais. A data exata ainda não foi anunciada.
O anúncio foi feito pela curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), Matilde Santos.
Matilde Santos, considerou que nesta quarta edição o festival literário almeja dar continuidade à sua missão de promover o livro, a leitura e a literacia, através de uma programação que integra vários sectores da cultura.
Quatro dias de Festival
O evento reunirá escritores, investigadores, ilustradores e outros especialistas nos domínios do livro e da literacia das diferentes especialidades literárias, para discutir a relevância do livro e da literacia no desenvolvimento cultural de um país e terá a duração de quatro dias.
Participam, igualmente, grandes personalidades nacionais e estrangeiras, renomados especialistas da produção literária e da ciência ao serviço da literatura, avançou a curadora.
Matilde Santos destacou um dos expoentes da literatura cabo-verdiana, Germano Almeida, e Evel Rocha e Dai Varela, que estão a dar os seus primeiros passos neste mundo literário, pois, continuou, a ideia é juntar as diversas gerações de escritores nesta edição.
Entre as participações estrangeiras destacou o professor doutor Henrique Vasques Justo, presidente do Instituto Europeu de Estudos Superiores em Portugal, psicólogo clínico e neuropsicólogo, que irá debruçar sobre o tema “As ligações entre a neurologia e as leituras”.
Apontou ainda Lauren Rouse Teixeira, escritora luso-britânica e filha de cabo-verdiana, que, com apenas 11 anos, já se destaca no ofício literário.
Painéis temáticos, workshops, feiras, oficinas
O evento contará com cinco painéis temáticos, a começar pelos clássicos da literatura cabo-verdiana e a nova geração de escritores, a relevância da ilustração nos livros infantojuvenis, conexões entre o cérebro e a leitura, às finalidades dos livros infantojuvenis e por fim a criatividade no mundo literário.
Em simultâneo, informou Matilde Santos, estão agendadas feira de livros, oficinas, sessões de contos, conversas e uma coleção em torno do livro e da literatura no Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, nas escolas básicas e secundárias da cidade da Praia, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), no Auditório Nacional e no Palácio da Cultura Ildo Lobo.
O Festival Literário Morabeza já marcou presença noutras ilhas, mas este ano, por ser de retoma e por questões financeiras, é mais prático a sua realização só na cidade da Praia, segundo a mesma fonte.
A 4ª edição do Festival Literário Morabeza – Festa do Livro conta com o alto patrocínio da Cabo Verde Telecom – CV Telecom.
C/ Inforpress