PUB

Economia

Queixas na ADECO em 2023: Electra e Hospital Baptista de Sousa lideram reclamações

Os sectores de energia e água, saúde, bens de consumo e transporte aéreo, estão no top da lista de reclamações dos consumidores cabo-verdianos, ou residentes, feitas junto da ADECO. A Electra e o Hospital Baptista de Sousa lideram as reclamações, seguidos do Grupo Khym Negoce e Cabo Verde Airlines. Isto numa lista onde consta também a ADS – Águas de Santiago, entre outras.

A Associação para Defesa do Consumidor, ADECO divulgou hoje o Ranking das empresas mais reclamadas pelos
consumidores em 2023, ano em que foram foram registadas 42 reclamações, contra 29 empresas de vários sectores de actividade.

Comparado com o balanço de 2022, foram apresentadas menos 30 queixas e verificou-se uma mudança ao nível dos sectores mais reclamados.

No top 3 surge a Electra (6 reclamações), o Hospital Batista de Sousa (4 reclamações), e o Grupo Khym Negoce e a Cabo Verde Airlines (ambos com 3 reclamações) no que toca a reclamações formalizadas pelos associados e associadas da ADECO, nos canais disponibilizados para o efeito – telefone, e-mail, Facebook e directamente na sede e delegações.

Má prestacção de serviços no HBS

Conforme a empresa, segundo os dados apurados, as reclamações contra a Electra dizem respeito, na sua
maioria, à facturação exagerada e à prestação de serviço de má qualidade. A Electra voltou a liderar o ranking, tendo sido responsável por 14% dos atendimentos realizados. Contudo, quando comparado com o ano anterior, o número de reclamações registadas diminuiu 50%.

Por sua vez, no caso do Hospital Batista de Sousa (HBS), os dados mostram que as queixas reportadas se devem
à má prestação de serviços. Em 2022, o HBS estava no 4º lugar do ranking e, agora, em 2023, com 10% das reclamações, surge no 2ª lugar da lista.

Depois, o relatório mostra que vem o Grupo Kym Negoce, Lda, que os consumidores relataram sobretudo problemas relacionados com o incumprimento do prazo de garantia e produtos de má qualidade. A empresa ocupou o quinto lugar da lista em 2022 e em 2023 subiu para o 3º lugar do ranking, registando 7% das reclamações.

Voltando a ocupar a 3a colocação, aparece a Cabo Verde Airlines com 7% das queixas. Entre as reclamações mais recorrentes contra a companhia aérea estão os cancelamentos de voos e o extravio de bagagens.

Facturação exagerada na ADS

Também na mesma posição de 2022, ficou a empresa Águas de Santiago-AdS, voltando a assumir o 4º lugar da lista, com 5% das reclamações registadas. Os principais problemas que motivaram as queixas dos consumidores foram a faturação exagerada e problemas na renegociação de dívidas.

Já no 5º lugar do ranking, com 2% das reclamações, seguem várias empresas do setor financeiro, transporte aéreo, consumo de bens e serviços e estatais, todas com apenas 1 reclamação.

As principais reclamações destes segmentos, segundo ADECO, continuam a ser a morosidade processual, a falta de informação, produtos de má qualidade e a má prestação de serviço.

De notar que São Vicente e Santiago são as ilhas de onde chegam mais reclamações à ADECO.

Ainda de salientar que das 42 reclamações registadas no ano passado, 34 foram solucionadas com a intervenção da ADECO e 8 empresas notificadas não cumpriram o dever de resposta às reclamações.

PUB

PUB

PUB

To Top