O avião da Air Senegal, ATR 72-600 6V ASN, autorizado pela Agência de Aviação Civil (AAC) para efectuar voos domésticos em Cabo Verde sob a responsabilidade da TACV, já se encontra no aeroporto internacional Nelson Mandela, ilha de Santiago.
A autorização, segundo avançou a Inforpress, é válida até Maio apenas para itinerários específicos, nomeadamente Praia, Sal, São Vicente e Boa Vista, sendo que a TACV não forneceu ainda informações sobre o início das operações com o avião “alugado”.
O Governo, reconhecendo as dificuldades e desafios na conectividade inter-ilhas, planeia apresentar soluções para os transportes internos na próxima semana.
Bestfly e as sucessivas avarias
Desde Maio de 2021, a BestFly opera no mercado doméstico após a saída da Binter. Actualmente, opera com um único avião, enfrentando sucessivas avarias que têm representado uma verdadeira dor-de-cabeça para a empresa, que se vê obrigada a procurar soluções emergências para solucionar o problema, pelo menos a curto prazo.
Os sucessivos atrasos, adiamentos e cancelamentos de voos vêm causando uma onda de reclamações e indignação de passageiros e comerciantes que vêm as suas vidas, compromissos e negócios afetados devido a esses constrangimentos.
As agências de viagens e turismo nacionais também se queixam da incapacidade de resposta dessa companhia nos voos interilhas, considerando que a situação tem piorado desde finais de 2022.
Conforme já tinha avançado o A Nação, a BestFly pode estar com os dias contados em Cabo Verde. Inclusive encontra-se já no país uma delegação da companhia vinda de Angola para negociar com o Governo.