O atual campeão mundial, o ítalo-cabo-verdiano Airton Cozzolino, iniciou a defesa do seu título mundial de forma “épica e dramática” ao vencer, na etapa de Ponta Preta no Sal, o seu mentor e amigo Mitú Monteiro, numa final totalmente cabo-verdiana.
Cozzolino inicia a época de forma como terminou a temporada passada, arrasando os grandes sets e acumulando uma série de grandes pontuações que mostraram que ele está mais faminto do que nunca por outro título mundial.
“Não se trata de vencer, mas de momento”, disse Cozzolino, entre lágrimas.
“Uma única vitória parece um campeonato mundial. Talvez seja uma emoção ainda maior do que ser campeão mundial. Estou tão feliz. É muito desafiador aqui. Venho tentando há tantos anos e conseguir isso agora é uma loucura. Não tenho palavras para isso.”
Uma final cabo-verdiana
A final totalmente cabo-verdiana foi uma batalha com Mitú Monteiro, que despachou muitos grandes nomes a caminho da eliminatória decisiva. Mas mesmo que Monteiro não conseguisse igualar o poder do seu amigo e rival, ele ficou encantado por competir em casa.
“Estou muito feliz com o meu segundo lugar”, disse Monteiro.
“Ter essa final com o Airton foi muito bom. Todas as pessoas na praia gritavam. Há muita emoção acontecendo. Minha mãe estava aqui. É a primeira vez que ela me vê competindo. É um dos melhores eventos que já tive. Um pódio aqui em casa é muito bom.”
A praia de Ponta Preta recebe de 16 a 25 do corrente, a primeira etapa do circuito mundial do Mundial Kitesurf e do Campeonato do Mundo de Wing-foil, masculinos e femininos, envolvendo os melhores praticantes do planeta, dos quais 15 cabo-verdianos, nas duas modalidades.
Etapa mundial de Ponta Preta
A etapa mundial de Ponta Preta conta com o concurso dos melhores velejadores, em representação de Cabo Verde, Brasil, EUA, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Canadá, Hungria, África do Sul, Espanha, Havaí, Marrocos, Austrália, Alemanha, Grécia, Bélgica, de entre outros países.
A etapa de Ponta Preta prossegue por estes dias com as provas femininas de kitesurf, às quais se segue o Mundial de Wing-foil, em masculinos e femininos.
Resultados da GKA KiteSurf World Cup Cabo Verde 2024 – Homens
1º Airton Cozzolino (ITA)
2º Mitu Monteiro (CPV)
3º Pedro Matos (BRA)
4º Gabriel Benetton (BRA)
Fotos @GKA Kite World Tour
C/ GKA Kite World Tour