A segunda edição do campeonato nacional de futebol nas escolas arranca hoje, na Praia e no Mindelo, e vai contar com a participação de mais de 5.000 alunos do ensino primário e secundário, em masculinos e femininos.
Os jogos acontecem no Centro de Estágio da FCF, em São Vicente, e no Estádio Nacional, na cidade da Praia, contando com a participação de dez regiões desportivas, divididas em dois grupos, em representação de todas as ilhas.
Na cidade da Praia, a cerimónia de abertura acontece a partir das 14h30 e vai ser presidido pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, e em São Vicente pelo delegado do Ministério da Educação, Jorge da Luz.
Dois grupos e duas fases
O Grupo A é constituído pelas seleções das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal e São Nicolau, enquanto que o Grupo B por Santiago Norte, Maio, Fogo, Boa Vista, Brava e Santiago Sul.
A primeira fase realiza-se até quinta-feira, 22, e a segunda fase a 23 e 24 no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, também na Cidade da Praia.
O evento enquadra-se “no plano estratégico e política de massificação do futebol” em Cabo Verde, estendendo-se à educação e, em consequência, o alargamento a todas as escolas de ensino primário e secundário do país.
Esta segunda edição conta com a parceria do Ministério da Educação e com o alto patrocínio da FIFA, em parceria com a Confederação Africana de Futebol (CAF), visando a massificação do futebol em Cabo Verde através da Educação.
C/ Inforpress