Hoje é terça-feira de Carnaval. A festa do Rei Momo, a anteceder a Quarta-feira de Cinzas, é assinalada um pouco por todo o país, com mais ênfase no Mindelo, na Praia, no Sal e na Ribeira Brava, onde acontecem os desfiles dos grupos oficiais. De diferentes formas, na tarde de hoje, cada ilha e município, de Santo Antão à Brava, estarão a festejar o Carnaval.
Com tolerância de ponto concedida pelo Governo, a partir do meio-dia desta terça-feira,13, o país estará em modo “Carnaval” com desfiles pelas ruas das cidades.
Os destaques vão para Mindelo, Praia, Ribeira Brava e Santa Maria onde os grupos oficiais prometem muito brilho e folia nas avenidas, não só para animar o público, mas também numa disputa renhida pelo título de Melhor Carnaval 2024.
Bilhetes esgotados no Mindelo
No Mindelo, quem não comprou até agora o bilhete para ver o desfile não compra mais. A Liga Oficial dos Grupos de Carnaval de São Vicente anunciou, na manhã de ontem, segunda-feira,12, que os bilhetes para a assistir, nas bancadas, aos desfiles dos grupos, já estão esgotados.
Na disputa do título “Melhor Carnaval de São Vicente”, a partir das 17 horas, estão os grupos na seguinte ordem de saída: Estrela do Mar, Flores do Mindelo, Monte Sossego e Cruzeiros do Norte.
Antecede o desfile dos oficiais, os grupos espontâneos para o prémio Cakoi.
Cinco grupos na Praia
Na cidade da Praia concorrem ao título cinco grupos oficiais, arrancando o desfile na Avenida Cidade Lisboa, a partir das 16h, com a seguinte ordem: Deusa do Amor Sem Fronteiras, Vindos de África, Vindos do Mar, Bloco Afro Abel Djassi e Samba Jó.
Terreiro de Ribeira Brava com Copacabana e Estrela Azul
Em São Nicolau, num contexto completamente diferente das demais ilhas onde há competição, dois grupos de Carnaval prometeram três dias de “Melhor Carnaval” no terreiro da Ribeira Brava.
Copacabana e Estrela Azul vão disputar o título na tarde de hoje e tomara que desta vez poupem o público do habitual atraso característico do Carnaval da ilha.
Patxe Parloa e Gviões disputam no Sal
Também na ilha do Sal, este ano haverá desfile de grupos oficiais estando na corrida o Patxe Parloa e o Gaviões.
Na ilha, a falta de apoios é apontada como um entrave ao crescimento do Carnaval com Folhões a reivindicarem mais atenção, especialmente por parte do Ministério da Cultura, que vem apoiando a Festa do Rei Momo nas outras ilhas.
Fora os desfiles dos oficiais nas ilhas onde o Carnaval tem maior expressão, acontecem os desfiles dos grupos de animação.
Isto, sem contar que a festa de brilho e folia acontece um pouco por cada ilha e concelho do país nesta terça-feira de Carnaval 2024.