Num contexto completamente diferente das demais ilhas onde há competição, dois grupos de carnaval em São Nicolau preparam-se para levar ao terreiro da Ribeira Brava, durante três dias, o melhor do seu carnaval.
A festa do Rei Momo na ilha acontece nos dias 10, 11 e 13 e conta com a participação dos grupos Copacabana e Estrela Azul.Emanuel Cabral, presidente do Copacabana, diz que apesar dos percalços, a nível, por exemplo, dos transportes, até sábado o desfile será colocado nas ruas sem quaisquer problemas.
Se por um lado os grupos têm se deparado, conforme diz, com alguma diminuição no número de patrocinadores e dos valores financiados, por outro, garante, o carnaval na ilha tem granjeado, ao longo dos anos, uma maior valorização.
“A maior parte dos reinados vem da nossa emigração todos os anos, de países como Itália, Estados Unidos e Holanda. Há uma certa adesão de pessoas, mesmo a nível nacional, com caravanas provenientes das outras ilhas”, refere.
São Nicolau, que mantém a tradição de fazer o carnaval assente no voluntariado, nomeadamente nos trabalhos de estaleiro, conhece, no carnaval, um dos períodos de mais movimentação na vila, um ponto alto também para a actividade económica.
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 858, de 08 de Fevereiro de 2024