PUB

Desporto

Cabo-verdianos orgulhosos do percurso dos Tubarões Azuis no CAN 2023

As entidades oficiais, e os cabo-verdianos no país e na diáspora, estão orgulhosos da prestação dos Tubarões Azuis no Campeonato Africano das Nações. Com a melhor prestação de sempre no CAN, o percurso da seleção nacional é motivo de orgulho nacional. 

O chefe de Estado, que assistiu ao jogo na Costa do Marfim, desceu ao campo para felicitar a selecção, após a derrota por 2-1, nos penáltis, onte à noite frente à África do Sul.

“Esses briosos merecem uma grande homenagem de todos nós!”, disse José Maria Neves, manifestando-se “orgulhoso do percurso dos tubarões azuis’, nesta CAN”, numa mensagem na rede social Facebook, ao lado de fotografias com a equipa no final da partida de sábado.

“Representaram condignamente o país inteiro e provámos que, quando estamos unidos, podemos mais”, acrescentou, considerando que a equipa merece “uma grande homenagem de todos”.

Caminhada memorável” 

Também o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou  “a melhor participação de sempre no CAN”, que terminou com um “jogo intenso” contra a África do Sul.

“Esta caminhada memorável, repleta de garra, talento e espírito combativo, preenche cada cabo-verdiano de um profundo orgulho. A união e o apoio incansável de toda a nação foram a verdadeira força por trás desta equipa, demonstrando o nosso espírito de coesão e a determinação inabalável que nos caracteriza”, escreveu o chefe do Governo nas redes sociais.

O chefe do Governo agradeceu a cada jogador, à equipa técnica  e aos “dedicados adeptos” que elevaram o nome de Cabo Verde, mostrando força e o espírito dos Tubarões Azuis. “Estamos todos imensamente orgulhosos de vós”, terminou.

“Incansáveis”

Igualmente, a Federação Cabo-verdiana de Futebol realça que o grupo foi “incansável” desde o início da competição, até ao último minuto do jogo com a África do Sul.

 “O nosso muito obrigado”, agradeceu, lembrando que segue-se, agora, a qualificação ao CAN 2025 (Marrocos) e a qualificação Mundial 2026.

Pelas redes sociais, muitos cabo-verdianos tem demonstrado orgulho da seleção, mas também tristeza pela eliminação nos penaltis.

Resultados

Cabo Verde despede-se do CAN nos quartos de final, conseguindo três vitorias, um empate e uma derrota.

Na fase de grupos venceu Gana (2-1) e Moçambique (3-0) e empatou com o Egito (2-2). Nos oitavos de final venceu a Mauritânia (1-0). Nos quartos de final ficou a zero com a África do Sul, e só perdeu nos pênaltis.

Ryan Mendes marcou dois golos, sendo que os outros tentos de Cabo Verde no CAN, foram apontados por Jamiro Monteiro, Garry Rodrigues, Tiago Correia ‘Bebé’, Kevin Pina, Gilson Benchimol e Bryan Teixeira.

Cabo Verde, no CAN, marcou 8 golos e sofreu apenas três.

PUB

PUB

PUB

To Top