A seleção masculina de andebol sénior do Egipto revalidou, hoje, o título de campeã de África ao vencer a Argélia por 29-21 no jogo da final da 26ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN-2024) disputado na tarde-noite deste Sábado. Com esta victória, o Egipto, país anfitrião da prova, conquistou o terceiro título consecutivo de campeão africano da modalidade.
Os egípcios, que ao intervalo já venciam com uma vantagem de 17-10, não só conquistaram o seu nono título de campeão africano de andebol sénior masculino, como também asseguraram a presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
No total, a Tunísia lidera com 10 títulos, seguida pelo Egito com 9, enquanto a Argélia possui 7 conquistas na competição.
Recorde-se que no jogo para a disputa do terceiro lugar, a selecção masculina de andebol de Cabo Verde perdeu com a Tunísia por 35-28 a partida disputada também este Sábado, 27.
A selecção cabo-verdiana, vice-campeã de África no CAN´2023, não só falhou o pódio do CAN’2024 de andebol, como também a qualificação para o torneio pré-olímpico reservada ao terceiro classificado, uma vez que os Tubarões Azuis terminam no quarto lugar que, entretanto, lhe garante a presença directa para o Mundial 2025, a terceira consecutiva.
A Ruanda irá acolher, em 2026, a 27ª edição Campeonato Africano das Nações de andebol seniores masculinos.