A selecção masculina de andebol de Cabo Verde não conseguiu conquistar a medalha de bronze do Campeonato Africano das Nações de 2024 que decorre no Egipto. A equipa nacional perdeu com a Tunísia por 35-28 a partida disputada este Sábado, 27, às 16:30 locais (13:30 de Cabo Verde).
A selecção cabo-verdiana, vice-campeã de África no CAN 2023, esteve sempre em desvantagem no marcador, e, ao intervalo, já perdia por uma diferença de sete golos.
A Tunísia, 10 vezes campeã africana e país com mais títulos no continente, conquista assim a medalha de bronze na presente edição do CAN, confirmando igualmente a sua supremacia sobre Cabo Verde que também com esta equipa magrebina nas edições de 2020 e 2022.
Com a derrota de hoje, Cabo Verde não só falha o pódio do CAN’2024 de andebol, como também a qualificação para o torneio pré-olímpico reservada ao terceiro classificado, uma vez que os Tubarões Azuis terminam no quarto lugar que, entretanto, lhe garante a presença directa para o Mundial 2025, a terceira consecutiva.
Esta derrota com a Tunísia foi a segunda da selecção de andebol masculina de Cabo Verde no Campeonato Africano das Nações, CAN’2024, que não conseguiu o acesso à final, ao perder com a Argélia no jogo das meias-finais.
Recorde-se, no entanto, que a equipa nacional de andebol, tinha alcançado o pleno de vitórias nos primeiros três jogos, nomeadamente diante das seleções da Zâmbia, Ruanda e Marrocos.
A final do Campeonato Africano das Nações de 2024 também vai ter lugar este Sábado, 27, entre o Egipto e a Argélia.