PUB

Diáspora

Visão geral do ensino superior em Macau

A Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) empenha-se na coordenação, planeamento e promoção de diversas actividades favoráveis ao desenvolvimento integral dos estudantes, apoiando a elaboração e implementação de medidas e planos que contribuam para o seu crescimento físico e mental saudável e o seu planeamento de carreira, promovendo diversos tipos de actividades de prosseguimento de estudos, de preparação para o emprego, de estágio, de intercâmbio e de voluntariado, bem como criando condições para promover o intercâmbio de estudantes da RAEM com os do exterior, entre outros assuntos. Enquanto Centro Mundial de Turismo e Lazer e Plataforma de Serviços de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Macau criou uma base de intercâmbio e cooperação para a promoção da coexistência multicultural com predominância da cultura chinesa.

O ensino superior de Macau está a desenvolver-se rapidamente. Actualmente, existem em Macau dez instituições de ensino superior, quatro públicas e seis privadas, que oferecem mais de 300 cursos de ensino superior. Neste momento, as instituições de ensino superior de Macau oferecem diferentes tipos de disciplinas com características próprias, tais como: 

  • Língua Portuguesa 
  • Tradução Chinês-Português 
  • Relações Económicas e Comerciais entre a China e Portugal
  • Turismo e Hospitalidade 
  • Convenções e Exposições  
  • Gestão do Património Cultural 
  • Criatividade Cultural 
  • Arte e Design
  • Finanças 
  • Produção Cinematográfica e Televisiva
  • Ciências e Engenharia Ambientais
  • Ciências Lunares e Planetárias
  • Inteligência Artificial 
  • Microelectrónica
  • Big Data e Internet das Coisas 
  • Medicina Tradicional Chinesa 
  • Biomedicina

No corrente ano lectivo de 2023/2024, as instituições de ensino superior de Macau oferecem mais de 340 cursos de ensino superior. Macau coopera estreitamente com as regiões vizinhas, tais como o Interior da China e Hong Kong, entre outras, bem como estabeleceu relações de cooperação com países da União Europeia, como Portugal e os países da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”.

Instituições de ensino superior de Macau

Universidade Politécnica de Macau

A Universidade Politécnica de Macau (UPM) é uma instituição de ensino superior pública que oferece uma ampla gama de cursos multidisciplinares de licenciatura, mestrado e doutoramento em áreas como Tecnologias de Informação, Ciências da Saúde, Ensino de Educação Física, Línguas e Tradução, Artes, Administração Pública e Gestão de Empresas, entre outras, tendo como objectivo formar talentos profissionais e académicos de alta qualidade com competitividade internacional e capacidade de comunicação intercultural.

A UPM tem vindo a estabelecer relações de cooperação sólidas com instituições e organismos profissionais de renome mundial, assim como com instituições profissionais locais e estrangeiras, tendo estabelecido o “Centro de Investigação de Engenharia em Tecnologia Aplicada à Tradução Automática e Inteligência Artificial, Ministério da Educação”, primeiro centro de investigação em engenharia do Ministério da Educação em Hong Kong e Macau, o “Laboratório Conjunto de Investigação em Tecnologias Avançadas para Cidades Inteligentes” em colaboração com a Universidade de Coimbra e o “Centro de Descoberta de Fármacos impulsionada por Inteligência Artificial”. Combinando as vantagens das suas disciplinas com recursos de inovação tecnológica, a UPM visa promover o modelo de cooperação entre as escolas e empresas, incentivar o desenvolvimento sustentável da inteligência artificial + big health, educação, preservação cultural, protecção ambiental, entre outras áreas, para beneficiar a população.

Instituto de Formação Turística de Macau

O Instituto de Formação Turística de Macau (IFTM) é uma das principais instituições de ensino superior na região Ásia-Pacífico especializada em oferecer programas de licenciatura em turismo e hotelaria e obteve a classificação máxima e o reconhecimento internacional dos QS World University Rankings, em 2017, na área hoteleira e gestão do lazer e sucesso na qualificação da International Quality Review (IQR) da Agência de Garantia da Qualidade para o Ensino Superior (QAA) do Reino Unido. 

Desde o lançamento do QS World University Rankings na área da Hospitalidade e Gestão de Lazer, em 2017, o IFTM tem ocupado posições de topo neste ranking, a nível mundial. Ocupa o 1.º lugar na Ásia e em Macau e o 10.º no mundo nos QS World University Rankings, por tema, em 2023 para Hotelaria e Gestão de Lazer.

O IFTM oferece cursos nas áreas do turismo e hospitalidade, alimento e bebida e artes culinárias, cultura e património, negócio internacional e comunicação inovadora, eventos, venda turística e de promoção de Marketing, tecnologias inteligentes e administração de empresas.

Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (M.U.S.T., sigla em inglês) desenvolveu-se rapidamente para ser a maior universidade integrada e privada de Macau, com mais de 21.000 estudantes. A M.U.S.T. concede os graus académicos de licenciado, mestre e doutor, visando as necessidades dos estudantes. A universidade encontra-se, segundo o “Times Higher Education” (THE) “World University Rankings”, entre as 250-300 melhores universidades a nível mundial, no 26.º lugar nos “Young University Rankings” e no 35.º lugar nos “Asia University Rankings”. A M.U.S.T. esforça-se por educar estudantes especializados em várias áreas, atribuindo igual importância ao ensino e à pesquisa, com foco na qualidade dos programas, perseguindo a excelência e alcançando, constantemente, novos patamares de desenvolvimento académico.

A universidade estabeleceu três plataformas de investigação de referência do Estado: o Laboratório de Referência do Estado para Investigação de Qualidade em Medicina Chinesa, o Laboratório de Referência do Estado para a Ciência Lunar e Planetária e a Estação Nacional de Observação e Investigação Científica do Ambiente Ecológico da Zona Costeira de Macau. A M.U.S.T. também estabeleceu o único laboratório em Macau com o nome de um Nobel laureado e mais de vinte institutos e centros de pesquisa importantes foram estabelecidos, realizando pesquisas estratégicas interdisciplinares e de ponta em várias áreas. A M.U.S.T. também participou na investigação e desenvolvimento do primeiro satélite de Macau, o “Macao Science-1”, que foi lançado com sucesso em Maio de 2023.

Universidade da Cidade de Macau

A Universidade da Cidade de Macau (UCM) é uma universidade abrangente que forma talentos aplicados e orientados para a prática. Em 2020, a UCM entrou no ranking das cem melhores universidades da China, Taiwan, Hong Kong e Macau. Atualmente, tem mais de 10.000 estudantes e conta com nove faculdades que oferecem mais de 40 programas de licenciatura, mestrado e doutorado em diversos idiomas, incluindo chinês e inglês. A disciplina de Gestão de Turismo e Lazer está classificada entre as 20 melhores do mundo de acordo com o Soft Science “2023 World-Class Subject Rankings” e nas “Ciências Sociais Gerais” está classificada entre as 1% melhores globalmente, de acordo com o ESI.

A universidade possui, actualmente, 16 institutos/centros de pesquisa com características distintas, obtendo resultados notáveis em pesquisa. Nos últimos anos, foram publicados mais de mil artigos académicos, com vários deles indexados em revistas académicas internacionais de destaque. Além disso, foram publicadas mais de cem obras académicas. As equipas de pesquisa continuam a realizar projetos científicos encomendados por instituições, tais como a Fundação de Ciência Natural da China, a Fundação de Macau, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Políticas de Macau, a Comissão de Desenvolvimento de Talentos do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, o Departamento de Educação e Desenvolvimento da Juventude e a Agência de Promoção de Investimento e Comércio de Macau.

Universidade de São José Macau

A Universidade de São José Macau (USJ) é uma universidade católica da China, classificada, pelo terceiro ano consecutivo, nos Times Higher Education (THE) Impact Rankings de 2023. Os Impact Rankings do THE avaliam o impacto social das universidades e a contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Os resultados divulgados em Junho de 2023, posicionaram a USJ no top 30% das universidades em todo o mundo pelo seu impacto na Educação de Qualidade (ODS 4). A USJ encontra-se também posicionada no segundo lugar na sua contribuição para as ciências marinhas e sustentabilidade (ODS 14) na Grande China, liderada pelo seu Instituto de Ciência e Ambiente.

A USJ continua a ser a universidade melhor classificada em Macau, posicionando-se no 7º lugar entre as instituições de ensino superior da China Continental, Hong Kong e Macau, juntamente com outras duas universidades da China Continental (Universidade de Tecnologia de Guangdong e Universidade do Sul da China).

Instituto de Enfermagem Kiang Wu de Macau

O Instituto de Enfermagem Kiang Wu de Macau é a instituição de ensino superior de enfermagem mais antiga de Macau. Este ano, o Instituto comemora o seu 100.º aniversário e promete continuar a desenvolver os seus programas de estudo para atingir um patamar cada vez mais multidisciplinar e de maior nível. Em 2015, o Instituto foi classificado por uma instituição de avaliação académica de prestígio internacional, a Quality Assurance Agency for Higher Education (QAA), do Reino Unido, como uma instituição de confiança, tendo conseguido, mais tarde, em 2023, a acreditação institucional da QAA, o que permitiu ao Instituto estar alinhado com as necessidades sociais e o desenvolvimento dos serviços de saúde.

Com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento das investigações científicas e académicas de Macau nas áreas de enfermagem e de saúde, o Instituto lançou a Revista de Enfermagem de Macau, a primeira, e até à data única, revista local dedicada à enfermagem. Além disso, a fim de colocar em prática a sua política de integração do ensino, investigação científica e serviço social e em resposta às principais directrizes da acção governativa do Governo da RAEM, o Instituto estabeleceu o Centro de Ensino e Investigação de Enfermagem e Saúde, focado sobretudo na prevenção e no tratamento de demência, na educação sobre a vida e a morte e nos serviços comunitários de socorro e cuidado. O Instituto criou ainda uma base de formação no Hospital de Hengqin, subordinada ao Grupo de Hospital Popular de Zhuhai, na China, com vista a promover a cooperação entre as duas regiões no ensino e na investigação, elevando, em conjunto, a qualidade global dos serviços de saúde e de cuidados, tanto no país como em Macau.

Universidade de Macau: um campus multicultural e com prestígio internacional

A Universidade de Macau é uma universidade internacional com um campus multicultural. Adopta um modelo de governação moderno e recruta membros para o seu corpo docente a nível internacional. Cerca de 80% do seu corpo docente provém do exterior de Macau. As características internacionais da UM têm atraído alunos excepcionais de todo o mundo, o que por sua vez gera um campus vibrante e multicultural. Inserida numa rede de universidades de todo o mundo encontra-se em constante expansão e não cessa de construir plataformas de colaboração internacional de modo a alargar os horizontes dos seus alunos. A universidade procura constantemente expandir a sua rede internacional e construir activamente novas plataformas de colaboração internacional a fim de alargar os horizontes dos estudantes. A UM assinou acordos de colaboração com cerca de 300 instituições de ensino superior, abrangendo mais de 30 países e regiões, proporcionando aos seus alunos oportunidades de intercâmbio oferecidas por mais de 160 destas instituições.

A UM encontra-se no 193º lugar, de acordo com o Times Higher Education (THE) World University Rankings. Posiciona-se no 26º no THE Young University Rankings; no 37º no THE Asia University Rankings; e no 1º lugar segundo a Associação das Universidades de Língua Portuguesa. No Quacquarelli Symonds (QS) World University Rankings, está classificada na 254ª posição. Encontra-se classificada entre os melhores 1% pelo Essential Science Indicators (ESI) em 12 áreas, nomeadamente: Engenharia, Ciências da Computação, Ciência dos Materiais, Química, Farmacologia e Toxicologia, Medicina Interna, Psiquiatria/Psicologia, Biologia e Bioquímica, Ciências Sociais Gerais, Ciência Agrícola, Economia e Gestão e Ambiente/Ecologia.

PUB

PUB

PUB

To Top