A escritora cabo-verdiana, residente na Holanda, Glória Sofia, é uma das finalistas do concurso internacional de poesia Mili Dueli. A poetisa passou nas cinco fases anteriores e agora competirá com outros 125 autores.
Nesta temporada, 711 autores de 104 países participaram da competição. Com a seleção de um ano composta pelas quatro rondas anteriores, chega-se agora à última fase, em que são apresentados 126 autores de 82 países.
A Grande Final consiste em duas partes e a primeira indica a seleção continental. Isto significa que os autores serão classificados em 7 grupos com base nos continentes/regiões a que pertencem.
Por decisão da Organizadora, dos Júri e dos Leitores, 50 autores irão para a segunda parte, que marca o encerramento do concurso, onde os 50 melhores autores lutarão pelo estatuto de vencedor. Os jurados irão avaliar a gramática e qualidade do conteúdo de cada poesia.
Grande final decorre desde 3 de Janeiro
A primeira parte da Grande Final começou no dia 3 de janeiro de 2024 . Tendo em conta que são 126 vídeos que necessitam de ser carregados na rede social Facebook, diz a organização que não é possível prever quanto tempo demora a carregamento dos vídeos.
De qualquer forma, avança, a votação nas redes sociais começa a partir do momento do ‘upload’ do vídeo e pelos próximos 30 dias. Na primeira parte, pode-se votar apenas no Facebook. A ordem de envio dos vídeos será por continente: Europa, Ásia, Austrália, África e América do Norte e do Sul.
Orgulho
“Estou muito orgulhosa por aceitar-me do jeito sonhadora que sou e por me representar com força para contornar cada obstáculo. Estou imensamente orgulhosa por não desistir e por comemorar cada pequena vitória. Hoje não só represento Cabo Verde neste grande final, mas também represento o meu mundinho com os meus pequenos”, disse ao A Nação ‘On-line’ a poetisa que leva à final o poema “Nasce uma poesia”.
Poderá votar neste link: https://fb.watch/pGjrgrKyJl/
Geremias S. Furtado