Os amigos e familiares do jovem Emerson de Castro realizam uma ação beneficente durante o dia de hoje, 17, das 10h até as 20h, na Escola Secundária Regina Silva, na zona de Achadinha, ao lado do mercado, na cidade da Praia. A ação tem como objectivo a recolha de fundos financeiros para custear os processos pós-amputação e recuperação deste jovem cuja situação de saúde está a comover e a gerar uma onda de solidariedade em todo o país e na diáspora.
Esta iniciativa visa ajudar na recolha de fundos para custear o tratamento do jovem Emerson qu,. devido a uma doença grave, teve que ser submetido à amputação dos dois pés e praticamente todos os dedos das mãos.
De acordo com a organização da ação, liderada por Sandra Veiga, qualquer apoio financeiro é bem-vindo e ajudará Emerson no processo de cura pós-amputação, readaptação e implementação de prótese, que são dispendiosos. Como o jovem e a sua família não conseguem custear os tratamentos sozinhos, têm vindo a realizar ações que passam pela angariação de fundos.
“Os fundos angariados serão destinados a despesas diárias, aquisição de próteses especializadas e cuidados de saúde, garantindo que ele tenha as ferramentas necessárias para reconstruir uma vida plena”, ressaltou ainda Sandra Veiga.
O Caso Emerson de Castro
Emerson de Castro é um jovem de 34 anos de idade, da cidade da Praia, mais propriamente do bairro da Achadinha que, devido a uma febre meningite bacteriana, acabou por ver a sua saúde comprometida. Esteve em coma e como consequência da doença teve de lhe ser amputado os dois pés e praticamente todos os dedos das duas mãos.
Atualmente Emerson está em tratamento, em Portugal.
Como ajudar
Nas redes sociais é perceptível uma grande onda de solidariedade a favor do jovem Emerson, com cabo-verdianos de todos os pontos do globo a criarem um laço de sinergia e recolha de fundos para ajudar o jovem.
Em Portugal estão disponíveis o MBway com o número 968781595 e IBAM PT50000700000040326993523 e o Wester Union Sandra Marisa Semedo da Veiga.
Para quem está nos Estados Unidos da América e queira ajudar pode ser utilizado os CashApp $ZeluisSolidario e $Pipa36.
Foi criado, igualmente, um Gofundme, organizado por Sandra Veiga, que pode ser acessado através do link https://www.gofundme.com/f/renascendo-forte-um-novo-comeco-para-o-emerson?fbclid=IwAR1kTvXuK5Rg3fd27kjxwcF1Typwu1XAOHcQ7ZeyuDBCXhfJa97KaErtG8
Até ao momento foram arrecadados cerca de 78 mil euros que ajudarão no processo pós-amputação, na aquisição de próteses especializadas e cuidados de saúde, mas também para suprir outras despesas diárias.