A seleção nacional de andebol estreou com uma vitória estrondosa no Campeonato Africano das Nações, a decorrer no Egito. Cabo Verde venceu o Rwanda por 53-27 em um jogo em que os Tubarões Azuis lideraram do início ao fim.
A Seleção Cabo-verdiana de andebol, vice-campeã de África, entrou a vencer na maior competição africana da modalidade. O combinado nacional, liderado por Jorge Rito, fez uma grande exibição diante do Rwanda e venceram por 53-27.
Landim, número 10 da Seleção Cabo-verdiana, foi o MVP da partida.
Em busca do primeiro lugar
De realçar que Cabo Verde, na edição passada da competição, alcançou o 2° lugar. Agora, Nesta edição tem como grande ambição conquistar o pódio e garantir uma vaga no torneio de qualificação Olímpica para Paris 2024.
A equipa técnica conta com 19 jogadores à sua disposição para “atacar” a prova maior do continente africano a nível da modalidade, mas o experiente defesa internacional cabo-verdiano Gualter Furtado continua entregue ao departamento clínico, face a uma lesão contraída nos últimos treinos em solo português.
À luz do regulamento da Confederação Africana de Andebol, CAH, os dois melhores de cada grupo avançam para a próxima fase.
Cabo Verde, integra o grupo A, e no dia 19, defronta a congénere da Zâmbia, estando o terceiro e último jogo da fase do Grupo frente a seu similar da RD Congo, marcado para 21 de Janeiro.