A seleção cabo-verdiana de futebol está na “máxima força para o jogo decisivo” com a seleção de Moçambique, referente à segunda jornada do CAN 2023, agendado para esta sexta-feira, 19, com Moçambique, no Estádio Félix Houphouët-Boigny, em Abidjan.
O treino de ontem realizou-se num estádio alternativo, ao Estádio Félix Houphouët-Boigny (palco do jogo), em Abidjan, com boas condições de trabalho e que se situa a 10 minutos da unidade hoteleira onde se encontra instalada a selecção nacional, segundo informou o chefe da delegação cabo-verdiana na 34ª edição da prova, Inácio Carvalho.
Ambiente de muita alegria, confiança e camaradagem
Inácio Carvalho fez questão de salientar, ainda, o ambiente de alegria, camaradagem e confiança que reina no sei da comitiva nacional, ainda mais após a “grande vitória no jogo inaugural diante do Gana”.
Ainda assim, fez questão de expressar que todo o colectivo, sobretudo os jogadores já estão alertados que “foi só uma vitória” e que, doravante, todas as atenções estão sendo concentradas no “jogo decisivo com a equipa nacional de Moçambique”, indicando que este “derby” lusófono vai ser determinante para Cabo Verde se qualificar à segunda fase.
“O nosso pensamento está todo à volta deste jogo de sexta-feira. Passo a passo, vamos nós com a missão de atingir o nosso objectivo”, referiu à Inforpress, dando conta que o jogo contra Gana “graças a Deus não deixou mazelas nos jogadores”.
Máxima força
“O nosso pensamento está todo à volta deste jogo de sexta-feira. Passo a passo, vamos nós com a missão de atingir o nosso objectivo”, referiu à Inforpress, dando conta que o jogo contra Gana “graças a Deus não deixou mazelas nos jogadores”.
Por este facto, realçou que praticamente “todos continuam disponíveis, à excepção do defesa Stopira que continua com queixas que impediu o atleta de entrar na convocatória inaugural”.
Stopira poderá estar em condições de jogar na terceira jornada da fase de grupos, mas tudo depende da evolução clínica do experiente defesa, informou ainda.
Cabo Verde é líder
Cabo Verde, fruto da vitória 2-1 ao Gana, em jogo realizado no domingo, lidera o Grupo B com três pontos, seguido de Moçambique e Egipto, um ponto cada, ao passo que Gana está em quarto lugar, ainda sem pontuar.
Os Tubarões Azuis voltam a entrar em campo na próxima sexta-feira, 19, para um derby lusófono ante a congénere de Moçambique.
De acordo com o regulamento divulgado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), passam à fase seguinte os dois primeiros classificados de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros da fase de grupos.
Esta é a quarta participação de Cabo Verde no CAN, depois de África do Sul, em 2013, Guiné Equatorial, em 2015 e Camarões em 2021.
Divisão dos grupos
Grupo A: Costa do Marfim; Nigéria, Guiné Equatorial e Guiné-Bissau
Grupo B: Egipto, Gana, Cabo Verde e Moçambique
Grupo C: Senegal, Camarões, Guiné-Conacri e Gâmbia
Grupo D: Argélia, Burkina Faso, Mauritânia e Angola
Grupo E: Tunísia, Mali, África do Sul e Namíbia
Grupo F: Marrocos, RD Congo, Zâmbia e Tanzânia
C/ Inforpress