Os vinte anos da morte do músico Ano Nobu serão assinalados no domingo, 14, pela Câmara Municipal de São Domingos, com um concerto denominado “Lembra nos Mestre”.
O concerto, segundo a autarquia, procura dar a conhecer à geração jovem o artista multifacetado do concelho, pelo que todos os anos a Câmara São Domingos tem promovido um conjunto de atividades culturais para assinalar a data.
Fulgêncio da Circuncisão Lopes Tavares, popularmente conhecido por Ano Nobu, segundo Nelson Barros, foi o professor de praticamente todos os músicos de São Domingos, daí o título “mestre”.
Fulgêncio nasceu no dia 01 de Janeiro de 1933 e, por isso, ficou conhecido como Ano Nobu. Natural de São Domingos e descendente de uma família de músicos, aprendeu os primeiros acordes de violão com a mãe e seguiu a tradição musical da família, aprendendo com os mestres António Preto, Ismael e Domingos de Nha Cumazinha.
Foi autor (composição e letra) de mais de 500 mornas, a primeira das quais “July”, composta nos anos 50 – coladeiras e também funanás, batuques e valsas. “Linda”, morna gravada por vários artistas, é uma das suas composições mais conhecidas.
Ano Nobu faleceu em 2004, 13 dias depois de completar 71 anos.
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 854, de 11 de Janeiro de 2024