A selecção cabo-verdiana de futebol venceu hoje a congénere do Gana por 2-1 no jogo da primeira jornada do grupo B da 34ª edição da Copa Africana das Nações, (CAN’2023), que decorre na Costa do Marfim de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro. Os golos dos Tubarões Azuis foram marcados por Jamiro Monteiro e por Garry Rodrigues.
O golo da victória dos Tubarões Azuis foi marcado pelo avançado Garry Rodrigues já nos minutos finais da partida depois de várias oportunidades desperdiçadas pelos jogadores da equipa nacional.
Os Tubarões Azuis terminaram a primeira parte a vencer por 1-0 depois de terem adiantado no marcador aos 17 minutos através de um golo do médio Jamiro Monteiro que aproveitou uma defensa incompleta do guarda-redes do Gana a um primeiro remate do avançado Jovane Cabral.
O empate da selecção do Gana surgiu aos 11 minutos da segunda parte na sequência da marcação de um ponta-pé de canto desviado com sucesso para o fundo da baliza defendida pelo guarda-redes cabo- verdinho Vozinha.
Os Tubarões Azuis ainda tiveram algumas oportunidades para desfazer o nulo, mas, em pelo menos três deles, o guarda-redes do Gana esteve em bom plano.
Os Tubarões Azuis voltam a jogar Quinta-feira, 19, num derby lusófono ante a sua congénere de Moçambique e terminam a sua fase de grupos no dia 22, diante do Egipto.
Esta é a quarta participação de Cabo Verde na CAN, depois de África do Sul, em 2013, Guiné Equatorial, em 2015 e Camarões em 2021
Moçambique e Egipto empatam 2-2
No jogo que inaugurou a primeira ronda do Grupo B, Moçambique e Egipto empatam 2-2, numa partida que também foi realizada este Domingo, 14.
Moçambique esteve muito perto da sua primeira vitória de sempre no CAN, mas acabou por sofrer uma grande penalidade aos 90+3′, convertida por Salah, estrela maior do Egipto, que não deu qualquer hipótese ao guarda-redes Moçambicano.
Guiné-Bissau perde com a Costa do Marfim por 2-0
Na partida inaugural desta edição da Copa Africana das Nações, a Costa do Marfim, venceu a selecção da Guiné-Bissau por duas bolas a zero na partida a contar para o grupo A que também integras das selecções da Nigéria e Guiné Equatorial.
Ainda a contar para o grupo A, a Nigéria, tida como uma das principais favoritas a vencer a competição, não conseguiu mais que um empate a uma bola frente à Guiné Equatorial numa partida marcada pela falta de eficácia das Super Águias e por uma grande exibição do guarda-redes Jesús Owono, eleito Homem do Jogo.
Constituição dos grupos do CAN 2024
Grupo A: Costa do Marfim; Nigéria, Guiné Equatorial e Guiné Bissau
Grupo B: Egipto, Gana, Cabo Verde e Moçambique
Grupo C: Senegal, Camarões, Guiné- Conacri e Gâmbia,
Grupo D: Argélia, Burkina Faso, Mauritânia e Angola,
Grupo E: Tunísia, Mali, África do Sul e Namíbia,