PUB

Mundo

YouTube, TikTok, Snapchat e Instagram continuam a ser as plataformas online mais utilizadas entre os adolescentes dos EUA

O Relatório realizado e apresentado pela organização norte-americana Pew Research Center revelou que as plataformas YouTube, TikTok, Snapchat e Instagram continuam sendo as mais utilizadas entre os adolescentes dos Estados Unidos da América. A pesquisa foi realizada entre 26 de setembro a 23 de outubro de 2023 entre 1453 jovens de 13 a 17 anos abrangeu mídias sociais, uso da Internet e propriedade de dispositivos entre adolescentes.

De realçar que o estudo conduzido pela Pew Research Center foi realizado entre jovens brancos, negros e hispânicos.

No geral, o estudo concluiu que mais de nove em cada dez afirmam usar a Internet pelo menos diariamente e quase metade dos adolescentes afirma usar a Internet “quase constantemente”.

O YouTube continua a dominar. Aproximadamente nove em cada dez adolescentes afirmam usar o YouTube, tornando-o a plataforma mais utilizada medida em nossa pesquisa.

Cerca de sete em cada dez adolescentes afirmam visitar a plataforma de compartilhamento de vídeos diariamente, incluindo 16% que relatam estar no site quase constantemente.

TikTok, Snapchat e Instagram continuam populares entre os adolescentes: a maioria dos adolescentes de 13 a 17 anos afirma usar TikTok (63%), Snapchat (60%) e Instagram (59%). Para adolescentes mais velhos, com idades entre 15 e 17 anos, essas proporções são de cerca de sete em cada dez.

Uso do Facebook em declínio

Os adolescentes têm menos probabilidade de usar o Facebook e o Twitter (recentemente renomeado como X) do que há uma década: o Facebook já dominou o cenário da mídia social entre os jovens dos Estados Unidos, mas a parcela de adolescentes que usam o site caiu de 71% em 2014- 2015 para 33% hoje. O Twitter, que foi renomeado como X em julho de 2023, também viu sua base de usuários adolescentes diminuir durante a última década – embora em um declínio menos acentuado do que o do Facebook.

Muito menos adolescentes afirmam usar o Facebook diariamente (19%), com apenas 3% afirmando que estão no site quase constantemente.

Ao mesmo tempo, 58% dos adolescentes são usuários diários do TikTok. Isso inclui 17% que descrevem o uso do TikTok como quase constante.

Cerca de metade dos adolescentes usa o Snapchat e o Instagram diariamente. Uma parcela um pouco maior relata o uso do Snapchat quase constantemente em comparação com o Instagram (14% vs. 8%).

No seu conjunto, um terço dos adolescentes utiliza pelo menos um destes cinco sites quase constantemente.

Meninas adolescentes mais propensas do que os meninos a dizer que usam o TikTok

As meninas adolescentes são mais propensas do que os meninos a dizer que usam quase constantemente o TikTok (22% vs. 12%) e o Snapchat (17% vs. 12%).

As meninas adolescentes são mais propensas do que os meninos a dizer que usam quase constantemente o TikTok (22% vs. 12%) e o Snapchat (17% vs. 12%).

Parcelas maiores de adolescentes negros e hispânicos relatam estar no YouTube, Instagram e TikTok quase constantemente, em comparação com uma parcela menor de adolescentes brancos que dizem o mesmo.

Números em relação às raças

Adolescentes hispânicos se destacam no uso do TikTok e do Snapchat. Por exemplo, 32% dos adolescentes hispânicos dizem que usam o TikTok quase constantemente, em comparação com 20% dos adolescentes negros e 10% dos adolescentes brancos.

Oito em cada dez adolescentes negros relatam usar o TikTok, em comparação com 70% dos adolescentes hispânicos e 57% dos adolescentes brancos. Disparidades raciais e étnicas também estão presentes no uso do Twitter: os adolescentes negros têm maior probabilidade do que os adolescentes hispânicos ou brancos de serem usuários do Twitter.

Quando se trata do WhatsApp, os adolescentes hispânicos são mais propensos do que os adolescentes negros ou brancos a dizer que usam a plataforma de mensagens.

BeReal é a única plataforma questionada sobre a qual os adolescentes brancos são mais propensos a usar do que os adolescentes negros ou hispânicos.

Menor rendimento, maior utilização das plataformas

Embora menos adolescentes em geral utilizem o Facebook, os nossos inquéritos mostram consistentemente que a utilização continua a ser mais elevada entre os adolescentes de agregados familiares com rendimentos mais baixos.

Por exemplo, 45% dos adolescentes em famílias que ganham menos de 30 mil dólares por ano dizem que usam o Facebook, em comparação com 27% daqueles cujo rendimento familiar anual é de 75 mil dólares ou mais.

As disparidades de rendimento também estão presentes na utilização do TikTok: uma maior percentagem de adolescentes em agregados familiares com rendimentos mais baixos são utilizadores, em comparação com aqueles dos agregados familiares com rendimentos mais elevados (71% vs. 61%).

C/ Pew Research Center

PUB

PUB

PUB

To Top