A selecção de Cabo Verde de andebol masculina defronta hoje, em Rio Maior (Portugal), a sua congénere de Angola, num jogo treino de preparação dos dois combinados para o 26º Campeonato Africano das Nações CAN 2024.
Já para sábado, 06, está previsto um outro jogo amistoso de Cabo Verde com uma equipa de Portugal, ainda neste distrito de Setúbal, estando já programado na última semana um jogo treino com “Os Belenenses”, desta feita em Lisboa, antes da viagem para o Egipto.
O seleccionador cabo-verdiano da modalidade, Jorge Rito, disse que o objectivo deste particular visa dotar o colectivo de condições físicas, técnicas e tácticas, para que Cabo Verde possa estar minimamente preparado para atingir os objectivos preconizados para a maior montra do andebol africano.
Por isto, a equipa técnica tem vindo a trabalhar os 20 jogadores nos diversos processos de jogos, quer seja, ofensivo, quer seja defensivo, para que no final do estágio sejam definitivamente escolhidos os 17 andebolistas para representarem o país no CAN.
Ambição de ficar no pódio
Cabo Verde, na qualidade de vice-campeã d’África, vai ao Egipto com a missão de “tentar fazer o melhor” ou pelo menos ficar nos três primeiros lugares, que dão acesso à qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
De acordo com a calendarização, a selecção crioula estreia-se a 17 de Janeiro no Grupo A, ante o Ruanda, para dois dias depois, 19, defrontar a sua congénere com a Zâmbia, estando o terceiro e último jogo da fase do Grupo frente à sua similar da RD Congo, marcado para 21 de Janeiro.
À luz do regulamento da Confederação Africana de Andebol (CAH), os dois melhores de cada grupo avançam para a próxima fase.
Constituição dos Grupos
A: Cabo Verde, RD Congo, Zâmbia e Rwanda
B: Egipto (campeã d’África em título), Guiné Conacri, Camarões e Congo
C: Marrocos, Argélia, Gabão e Líbia
D: Tunísia, Angola, Nigéria e Quénia.
C/Inforpress