Faleceu ontem, em Porto Novo, Santo Antão, José Nicolau dos Reis, carinhosamente conhecido por todos como Izé Niclau, que tinha completado 100 anos, no passado dia 6 de Dezembro. Natural de Paul, em Santo Antão, mas a residir há vários anos em Porto Novo, Izé Niclau era uma figura muito conhecida e acarinhada pela sociedade. O malogrado será dado à terra esta quarta-feira, pelas 15h, no município que escolheu para constituir família e onde passou a maior parte da sua vida.
A notícia foi avançada pelos próprios familiares nas redes sociais, dando conta que a cerimônia fúnebre de José Nicolau dos Reis, carinhosamente tratado por Izé Niclau, acontece hoje, quarta-feira, dia 3 de Janeiro, a partir das 15 horas com partida da sua residência, na zona de Armazém, na cidade do Porto Novo, com passagem pela Igreja Católica.
Figura muito acarinhada na terra, ainda recentemente Izé Niclau tinha celebrado 100 anos, no passado dia 6 de Dezembro.
A data foi motivo de festa em Porto Novo, tendo reunido familiares e amigos para celebrarem um século de vida de Izé Niclau.
Perfil
Nascido a 6 de Dezembro de 1923, em Campo de Cão, concelho do Paul, Izé tinha 22 anos quando se mudou para Porto Novo, onde residiu desde então.
Filho de pai de Ribeira das Patas a mãe do Paul, Izé Niclau foi casado com Germana Paulina Fortes, já falecida, com quem teve 10 filhos, sendo 6 rapazes e 4 mulheres.
São precisamente as filhas que ainda permanecem vivas e que juntamente com os 18 netos e 17 bisnetos ainda mantêm viva esta grande família que Izé Niclau disse, um dia, tanto prezar.
Izé Niclau, que foi pedreiro de profissão, é assim uma figura ilustre de Santo Antão, que agora parte, levando consigo um verdadeiro património sobre a história de Cabo Verde e da ilha das montanhas, tendo assistido às várias transformações da ilha e do país, ao longo de um século.