De Cabo Verde para o mundo
Com a vontade de fazer diferente, o iib Cabo Verde quer tornar-se uma das uma das principais instituições bancárias do país.
O iib Cabo Verde (iibCV) tem uma visão clara: ajudar a economia a crescer e fazer de Cabo Verde a ligação entre a África Lusófona e a Europa. Com uma equipa de especialistas e um envolvimento único com a comunidade, o iibCV é detido pelo iibGroup Holdings W.L.L. Iniciou a sua atividade no país com a ambição de se tornar uma das referência bancária do país e, atualmente, é o terceiro maior banco de Cabo Verde, com todo o potencial que a geografia do país pode trazer aos negócios além-fronteiras.
“Prevemos que 2023 seja o melhor ano de sempre do iibCV.” – Sohail Sultan | CEO iibGroup
Atualmente com cerca de 50 colaboradores e presença física em Santiago, São Vicente e Sal, o iibCV tem registado melhorias significativas na sua operação ano após ano. Em 2022, os seus activos cresceram 22,5% para mais de 333 milhões de euros, os recursos de clientes cresceram 20%, para quase 162 milhões e os capitais próprios aumentaram 25,3%, para 20,3 milhões. A aposta na sustentabilidade também continua a ser um dos objectivos do iibCV. Prova disso foi a emissão das primeiras Obrigações Azuis no país, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Joint SDG Fund, para promover projectos e o desenvolvimento de pequenos empreendedores em comunidades costeiras. Esta emissão registou uma procura equivalente a 150% da oferta, com mais de 20% das assinaturas provenientes de não residentes, incluindo Angola, Uganda, Portugal, França, Luxemburgo, Itália, EUA e Suíça.
O iibCV integra de forma proactiva os seus objectivos de sustentabilidade em tudo o que faz. Esta é a base do seu compromisso com Cabo Verde.
Domínios de acção
A banca por um mundo melhor
O iibCV apoia diversas causas com impacto positivo na comunidade local. Este apoio vem não só da instituição, mas também dos seus colaboradores. Nos últimos quatro anos, as acções de responsabilidade social do iibCV tiveram impacto em mais de 70 mil pessoas.
“A nossa responsabilidade estende-se de dentro para fora”, afirma Leida Semedo, directora de Capital Humano e Responsabilidade Social do iibCV. “As nossas iniciativas fazem de facto a diferença e são percepcionadas de forma positiva pela comunidade. Ao participarmos ativamente nestas acções, conseguimos ver a satisfação e a gratidão nos rostos das pessoas, o que reforça ainda mais a relevância e o impacto positivo do que fazemos. Entre os colaboradores reflecte-se claramente na motivação e vontade que demonstram no desempenho das suas funções”, acrescenta.
Recentemente, o iibCV aderiu também ao Pacto Global das Nações Unidas, uma plataforma voluntária de promoção de práticas empresariais responsáveis, alinhando a sua atuação com dez princípios universais nas áreas dos direitos humanos, trabalho, ambiente e anticorrupção. Além disso, este ano, pela primeira vez, o iibCV apresentará um relatório de sustentabilidade, num compromisso contínuo com o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento sustentável.
Entre as várias acções, o banco destaca as campanhas de doação de sangue, Natal na ala pediátrica do Hospital Universitário Agostinho Neto pediátrica do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), a atribuição de bolsas de mérito a estudantes, ou o apoio às Aldeias SOS.
Para o futuro, o iibCV espera alargar o Natal dos Hospitais a outras unidades de saúde do país, bem como as campanhas de doação de sangue e de bolsas de mérito. O banco também dará continuidade ao programa “6 meses, 6 causas”, que se traduz em pequenas causas definidas e postas em prática pelos colaboradores, e irá apoiar o Hospital Agostinho Neto na implementação de projectos ligados à geração de energias renováveis e de eficiência energética, no âmbito da emissão de Green Bond.
Conheça a equipa
Todos os trabalhadores têm uma voz e são ouvidos. Temos boas condições de trabalho, horários de trabalho flexíveis, um ambiente de trabalho saudável, oportunidades de crescimento e uma comunicação fácil com a direcção.
Após cinco anos a trabalhar no Banco Central de Cabo Verde, Karin Barros juntou-se ao iibCV como Compliance Officer. Para ela, o iibCV é definitivamente um Great Place to Work, onde “a equipa de gestão está próxima dos seus colaboradores e preocupa-se com o seu bem-estar”.
O iibCV deu-me a oportunidade de estudar e mudar de carreira, o que foi incrível. Aqui, os colaboradores são incentivados a crescer profissionalmente, sem esquecer o seu bem-estar pessoal e familiar.
Kenedy entrou no iibCV há 4 anos como segurança, mas o seu sonho de crescer dentro da instituição era grande. Em 2020, candidatou-se a um lugar como caixa na mesma agência e, no ano seguinte, mudou-se para Santiago para se juntar ao departamento de operações. Atualmente, estuda Direito com uma bolsa de estudos concedida pelo iibCV.
Precisávamos de patrocínio para participar no campeonato nacional de voleibol. Mais do que patrocinar uma equipa, o iibCV apoiou um colaborador que faz parte do impacto do desporto em Cabo Verde.
Leila Carvalho entrou para o iibCV em 2019 como técnica sénior no departamento de Operações. Quando a oportunidade surgiu, foi promovida a chefe de departamento. Apaixonada por voleibol, o banco não hesitou em patrocinar a sua equipa, Seven Stars, em 2022, para a participação no campeonato nacional.
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 851, de 21 de Dezembro de 2023