A iniciativa Terra d’Sodede prossegue com o projeto “Homenagem em Vida”. Desta vez, o pintor Carlos Lopes homenageou o centenário Izé Niclau com uma pintura mural em sua residência, como exemplo de longevidade.
Através da pintura, os mentores do projeto além de homenagear o centenário, quiseram resgatar a história de um rosto querido em Santo Antão e dar destaque para a sua longevidade, avança Carlos Lopes ao A Nação.
O homenageado mostrou-se satisfeito e honrado com a pintura.
Perfil
Izé Niclau é uma figura querida de Santo Antão, nascido a 6 de Dezembro de 1923, em Campo de Cão, concelho do Paul, tinha 22 anos quando se mudou para Porto Novo, onde reside até hoje.
Filho de pai de Ribeira das Patas a mãe do Paul, Izé Niclau foi casado com Germana Paulina Fortes, já falecida, com quem teve 10 filhos, sendo 6 rapazes e 4 mulheres.
São precisamente as filhas que ainda permanecem vivas e que juntamente com os 18 netos e 17 bisnetos ainda mantêm viva esta grande família que Izé Niclau diz tanto prezar.
Ainda com saúde e lucidez, Izé Niclau, que foi pedreiro de profissão, faz parte da história de Santo Antão, tendo assistido às várias transformações da ilha ao longo de um século.
O projeto Homenagem em Vida é levado a cabo pelo artista Carlos Lopes e mentor do “Terra d’ Soded” e pretende destacar e eternizar, através de pintura mural, rostos, traços e estórias de centenários ou que estejam perto dos cem anos, considerados fortes e resistentes.
Os homenageados presenciam a pintura mural, o que para Carlos Lopes, é a forma mais gratificante de demonstrar respeito a história e valorizar o contributo que dão para a sociedade santantonense.