Segundo a Sociedade Cabo-verdiana de Música, foram distribuídas um total de nove milhão e trezentos e trinta e cinco mil e cento e trinta e cinco escudos, (9 335 135$00), sendo quatro milhão e cento e oitenta e três mil e um escudos são valores domésticos e oitocentos e noventa e um mil e setenta e nove escudos estrangeiros. A distribuição, feita de forma tecnológica, teve lugar no dia 21 de dezembro na sede da Sociedade Cabo-verdiana de Música, no Palmarejo, cidade da Praia.
De acordo com a mesma fonte, a distribuição dos direitos foi baseada em regras profissionais aplicadas e consolidadas ao longo dos últimos quatros anos sob o suporte do sistema tecnológico WIPO Connect, colocado à disposição da SCM pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI
Importante ressaltar que neste ano foram completadas, igualmente, as rubricas de Música ao Vivo, Música Ambiente, Cópia Privada Autoral e Conexos, Reprodução Mecânica, Carnaval Autoral, Digital e Sincronização.
No final da conferência, o presidente da SCM, Daniel Spencer, agradeceu a confiança depositada pelos titulares de direitos e agradeceu os membros que testemunharam a distribuição de 2023.